A oportunidade de trabalho que você procura pode estar onde menos imagina. Para quem busca se recolocar no mercado, ficar parado definitivamente não é opção. Neste artigo, vamos falar sobre como um hobby acrescenta competências ao currículo e pode ajudar a garantir um emprego.

A oportunidade de trabalho em um hobby

Que o desemprego tem sido um grave problema no país, não é novidade. Junto aos milhões de brasileiros que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão fora do mercado, há ainda aqueles em busca de uma oportunidade de trabalho por estarem insatisfeitos com o atual.


A MaturiJobs reúne oportunidades de trabalho, capacitação profissional e networking. Clique aqui e conheça a primeira plataforma focada em profissionais 50+. 


Não é difícil perceber que tem muita gente disputando o mesmo espaço. É aí que entra a importância de destacar as competências individuais, muito valorizadas pelos recrutadores.

Você talvez não faça ideia, mas o simples fato de desenvolver um hobby pode ser bem-visto aos olhos dos contratantes. Quer um exemplo?

Vamos supor que você tenha o hábito de se dedicar a trabalhos voluntários nas horas vagas. E tem talento para isso, afinal, acabou como um dos líderes de uma organização não governamental.

Nesse caso, o voluntariado é um hobby, mas as competências que ele desenvolve o tornam um profissional mais qualificado para o mercado. Nunca tinha pensado a respeito?

Uma pesquisa realizada há alguns anos pela consultoria Deloitte confirmou isso. O estudo identificou que 81% dos executivos de Recursos Humanos levam em conta o aprendizado adquirido em trabalhos voluntários ao selecionar colaboradores.

Mas o voluntariado é apenas um exemplo. Na sequência, você vai conhecer outros hobbies capazes de ajudar a assegurar a oportunidade de trabalho que tanto deseja.

12 hobbies e as competências que eles desenvolvem

Vamos relacionar agora alguns hobbies comuns e como eles ajudam no desenvolvimento de competências importantes, que podem ser vistas como um diferencial na hora de buscar um emprego.

1. Ter um blog

Oportunidade de Trabalho com Hobby

Ainda que você encare a ideia de uma página pessoal na internet como um passatempo, ela pode dizer muito sobre você. E isso não acontece apenas em razão do que escreve.

Ter um blog indica a capacidade de se comunicar, demonstra criatividade e disciplina – exceto se você é do tipo que escreve uma ou duas vezes ao mês, por exemplo.

O próprio texto, se bem desenvolvido e sem erros, conta pontos a seu favor. E como estamos falando de algo que está na internet, acessível a todos, não se engane achando que o recrutador não vai dar uma espiadinha.

2. Aprender e praticar idiomas

Oportunidade de Trabalho com Hobby

Há estudos conduzidos fora do Brasil que apontam a maior facilidade para resolver problemas entre os bilíngues, além de ganhos em memorização e capacidade de planejamento.

Mas nem é preciso ir tão longe: ao buscar o aprendizado ou ao praticar um segundo idioma, ainda que fazendo isso por hobby, você se mostra uma pessoa interessada no desempenho intelectual e determinada por seus objetivos.

3. Ler e escrever

Oportunidade de Trabalho com Hobby

Esse é outro hobby que aparece entre aqueles que qualificam o desempenho intelectual e mantém uma pessoa atualizada.

Ao praticar a leitura e a escrita, você coloca a sua mente em movimento, se permite ampliar o vocabulário e ganha em habilidades como comunicação, criatividade, foco e concentração.

4. Desenhar e pintar

Oportunidade de Trabalho com Hobby

Os efeitos do desenho e da pintura quanto ao enriquecimento individual são parecidos com o da leitura e da escrita. A criatividade é uma das principais competência trabalhadas nesse hobby, sem dúvidas. Mas há mais, como a versatilidade, que tão importante é para lidar com situações adversas no ambiente de trabalho.

5. Viajar

Oportunidade de Trabalho com Hobby

É difícil conhecer alguém que não goste de viajar, não é mesmo? Mas poucas pessoas admitem isso como um hobby, o que é um erro. Afinal, viajar transmite a habilidade de convívio social com pessoas heterogêneas, como é próprio de qualquer empresa.

Se você procura uma oportunidade de trabalho, ao se definir como um viajante, também demonstra um perfil ativo e não estagnado, que não se contenta em ficar na zona de conforto, além de revelar a capacidade de lidar com imprevistos e mudança de planos.

6. Jogar videogame

Oportunidade de Trabalho com Hobby

Esse é daqueles hobbies que dificilmente alguém comenta em uma entrevista de emprego, não é mesmo? Pois saiba que jogar videogame é considerado como uma ótima forma de qualificar o raciocínio estratégico, tomando as melhores decisões mesmo quando sob pressão.

Conforme o jogo em questão, inclusive, pode haver um ganho extra: estratégia e ação são modalidades que exigem foco e concentração, além da necessidade de aprender com os próprios erros.

7. Atividades físicas

Oportunidade de Trabalho com Hobby

De forma geral, exercícios físicos agregam disciplina, criatividade e controle do estresse. Muitos deles provocam um esgotamento físico e mental semelhante ao encarado no ambiente corporativo.

Mas para cada atividade de sua preferência, novas competências são desenvolvidas. Ao praticar ioga, por exemplo, você demonstra uma maior capacidade de autocontrole, o que é importante para lidar com grandes pressões.

Nadar é outra modalidade capaz de aliviar a carga de estresse, permitindo tomar decisões mais assertivas.

Em esportes coletivos, além da competência do trabalho em equipe, dependendo do papel que você exerce, pode desenvolver liderança e senso de estratégia.

Até mesmo esportes de perfil mais radical, como mountain bike e maratonas, podem ser vistos por recrutadores como um hobby interessante. Afinal, testar os próprios limites e saber identificar e calcular os riscos pode fazer a diferença no dia a dia de uma empresa.

8. Trabalho voluntário

Oportunidade de Trabalho com Hobby

Sobre esse hobby, já falamos um pouco anteriormente, mas vale destacar mais alguns aspectos.

O voluntariado possibilita ampliar a sua visão, abandonando qualquer tendência egoísta, compreendendo a situação do próximo – que no ambiente de trabalho assume a posição de colega.

É também uma forma de trocar experiências e aprender novas habilidades, o que o coloca como um candidato interessado no próprio desenvolvimento profissional e, por isso, mais apto a agarrar uma oportunidade de trabalho.

9. Jardinagem

Oportunidade de Trabalho com Hobby

O hábito de praticar jardinagem, por si só, já mostra o seu interesse por canalizar as energias, ter mais foco naquilo que faz e lidar melhor com o estresse e a ansiedade, tão comuns na vida moderna.

Mas para aqueles que buscam colocação em uma empresa sustentável ou que investe em energias renováveis, esse é um hobby que não pode deixar de ser mencionado, já que demonstra a sua preocupação com o meio ambiente.

10. Fotografia

Oportunidade de Trabalho com Hobby

O ato de fotografar por hobby já estimula o desenvolvimento de competências como criatividade e paciência em busca de um clique perfeito.

Mas os benefícios desse passatempo podem ir além. Que tal deixar com que recrutadores tenham acesso ao seu portfólio digital? Tenha certeza que muito sobre você está nas imagens que registra.

11. Aulas de teatro

Oportunidade de Trabalho com Hobby

Toda forma de comunicação é útil quando bem desenvolvida. Dependendo da oportunidade de trabalho que você procura, saber se expressar faz toda a diferença, tanto com a fala quanto com o corpo. E nisso as aulas de teatro podem ajudar muito.

Há ainda uma habilidade adicional, mas por vezes despercebida: no teatro, é preciso aprender a lidar com os próprios erros, não se deixar abalar e seguir em frente.

12. Tocar um instrumento

Oportunidade de Trabalho com Hobby

Para você, pode parecer algo simples, mas dominar um instrumento musical é coisa para poucos e demonstra a sua dedicação, disciplina e foco.

Além disso, em 2012, pesquisa do Journal of Neuroscience identificou que o treinamento a partir da música contribui no desenvolvimento da memória e da capacidade de solucionar problemas.

Como usar um hobby a seu favor

Há dois perfis distintos disputando espaço no mercado. O primeiro vai atrás de uma oportunidade de trabalho; o segundo agrega a isso um hobby.

Para algumas pessoas, quando encontrar um emprego é prioridade, qualquer outra atividade que toma tempo é vista como desperdício. Para outras, é uma válvula de escape, prazer, distração e alívio do estresse.

Quem vai por esse caminho, encontra o equilíbrio e age corretamente. Afinal, como vimos na relação de hobbies, muitos deles funcionam como uma qualificação, já que desenvolvem competências individuais nos campos pessoal e profissional.

Seus gostos e interesses dizem muito sobre você e não há porque deixá-los de fora, nem da sua rotina, nem do seu portfólio, nem de uma possível entrevista de emprego.

Mas como usá-los a seu favor? Vamos abordar agora algumas ideias para isso.

Identifique no hobby um caminho a seguir

A motivação é um componente importante para a satisfação no trabalho e parte dessa conquista depende de ter prazer naquilo que faz. Um hobby é assim, pois é fruto das suas preferências e interesses.

Será que isso não representa uma dica sobre o caminho profissional a seguir?

Imagine que você sempre se imaginou como um engenheiro, mas descobriu na leitura e escrita uma paixão. Por que não ajustar o rumo da sua carreira nessa direção?

Utilizar seu tempo para realizar trabalhos voluntários é o melhor exemplo disso. Não é raro que as pessoas descubram nessa experiência a área na qual gostaria de atuar profissionalmente.

Cogite unir o hobby à carreira

Quem tem por hobby viajar ou cozinhar, pode abrir um restaurante especializado em cozinha internacional.

Quem é viciado em games, pode apostar na carreira de desenvolvedor de jogos digitais ou outra relacionada à tecnologia.

Quem é adepto de atividades físicas, tem à sua disposição um leque de oportunidade nas áreas de saúde, nutrição e bem-estar.


Preocupado com a sua aposentadoria? Acha que o valor não vai ser suficiente? Clique aqui e conheça os planos de previdência da Mongeral Aegon.


Por esses exemplos, você percebe que aquilo que começa com um hobby pode virar profissão, mas tudo depende da seriedade com que encara o projeto e do planejamento que elabora para tanto.

O certo é que, se o hobby estiver diretamente relacionado à área na qual deseja atuar, você sairá em vantagem na disputa por uma vaga de emprego. Afinal, já possui muitas das habilidades desejadas para o posto e exigirá menos investimentos em treinamento.

Não tenha receio de enaltecer seus hobbies

Com a falsa ideia de que é errado incluir hobbies no currículo, muitos profissionais simplesmente ignoram esse tipo de experiência. Alguns preferem dar destaque a cursos de nível médio em áreas de conhecimento que nada contribuem com a oportunidade de trabalho que se apresenta.

Você não precisa relacionar que corre, dança ou toca violão entre as atividades profissionais. Não se trata disso.

Mas deve avaliar o quanto seu currículo e portfólio é enriquecido com todas as competências e habilidades desenvolvidas a partir de um hobby.

O que para muitos é apenas passatempo, para você foi a oportunidade de evoluir pessoal e profissionalmente – e isso interessa aos recrutadores.

Se for questionado sobre isso na entrevista de emprego, não tenha receio em enaltecer as atividades que fazem de você um candidato melhor, justificando isso, é claro.

Não invente hobbies

OK, hobbies ajudam, desenvolvem competências, mas você não tem nenhum. Veja bem, eles são importantes, mas não imprescindíveis. Você talvez conquiste uma oportunidade de trabalho devido a um hobby, mas certamente vai perder alguma se inventar um passatempo.

Seu perfil no LinkedIn pode incluir experiências ou certificados voltados para hobbies

Obter certificados online podem agregar muito ao seu currículo, portfólio digital ou perfil no LinkedIn. E tais certificados podem reforçar sua autoridade ou proficiência em seu hobby.

E nunca esteve tão fácil obter um certificado digital. Existem dezenas de plataformas que oferecem cursos online com ótima relação custo-benefício, como a Udemy.

Diante destas ferramentas tecnológicas capazes de ajudar muito na busca por uma oportunidade de trabalho, por que deixar os hobbies de fora?

Embora tratados como passatempo, vimos neste artigo que eles são também experiências enriquecedoras do ponto de vista pessoal e profissional.

Conclusão: transforme seu hobby em uma oportunidade de trabalho

Neste artigo, destacamos a importância de ter um hobby para o desenvolvimento pessoal e profissional e, por consequência, aumentar as suas chances de agarrar uma oportunidade de trabalho.

Como vimos, é um erro menosprezar esse tipo de experiência, cujo potencial para o aprimoramento de competências e habilidades é enorme.

Em vez de ficar parado, de braços cruzados e lamentando a má sorte, que tal explorar seus hobbies, fazer o que gosta e evoluir a partir disso?

Tenha certeza que, quem sai da inércia, abre portas para novas chances no mercado.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: