Se você tem uma ideia genial, escreve belas poesias, faz artesanatos, possui uma empresa ou oferece serviços como profissional liberal, você precisa mostrar seu talento para o mundo. E para isso, diferentemente dos tempos passados em que a comunicação era mais lenta e limitada, hoje você pode divulgar na internet de forma eficiente, contando com uma infinidade de recursos gratuitos, específicos para cada necessidade.

Então para não errar na hora de falar com o seu público-alvo, resolvemos dar uma mãozinha e tirar dúvidas sobre as ferramentas adequadas para cada situação. Uma delas pode ser a que você está procurando.

Você sabe a diferença entre um blog e um site?

Tecnicamente, não há muita diferença, pois ambos são páginas em HTML disponíveis na internet para livre acesso. O que as difere é a forma como o conteúdo é trabalhado e como acontece a interação do público.

O Blog é menos formal, com conteúdo mais espontâneo, geralmente usado por pessoas que desejam divulgar textos, fotos, pensamentos ou poemas. Seus administradores são mais autônomos e conseguem atualizar suas informações de forma rápida, sem a necessidade de contratação de um profissional de designer. A plataforma mais conhecida para criação de um blog é o WordPress, que oferece excelentes modelos gratuitos ou pagos. Assista ao vídeo abaixo e aprenda a usar o WordPress para divulgar na internet.

Já os sites são mais formais, geralmente usados para perfis corporativos e com o objetivo de divulgar na internet produtos e serviços. Na maioria dos casos, são feitos sob medida, com layouts e programação específicas para empresas. Uma das plataformas gratuitas mais usadas é a WIX, que disponibiliza templates semiprontos, galerias, otimização para dispositivos móveis, domínios, banco de imagens, hospedagem, serviço de SEO, suporte 24 horas por dia, sete dias por semana. Assista ao vídeo abaixo e aprenda a usar o WIX para divulgar na internet.

Vendas online

Mas nada impede que uma empresa tenha um blog para se comunicar com seu público, ou que uma pessoa divulgue seus poemas, artesanatos e serviços como profissional liberal em um site. Há espaço para todo mundo.

Agora, se o objetivo é vender produtos, uma das opções disponíveis gratuitamente é o site Mercado Livre. Considerada uma das mais poderosas plataformas de vendas online, o Mercado Livre atende desde pessoas físicas que querem se desfazer de objetos usados a empresas que oferecem produtos novos.

Para anunciar no site, é necessário realizar um cadastro. Veja abaixo o passo a passo:

  1.  Formulário de inscrição – fique atento na hora de preencher os dados de seu cadastro, evitando erros que podem gerar problemas futuros.
  2.  Um nome para o seu perfil – O nome da sua loja virtual é a primeira coisa que os clientes terão contato ao acessar seu perfil, por isso capriche na escolha. Escolha um nome que tenha relação com o tipo de produtos que você pretende comercializar. Se optar por produtos diversos, o mais indicado é escolher um nome genérico.
  3.  Logotipo e layout da loja – Um logotipo com uma boa resolução e cores harmônicas dará um ar mais profissional à sua loja virtual. Imagem é tudo! O site do Mercado Livre te disponibilizará alguns modelos de template (estrutura de página). Opte sempre por modelos práticos e sem muitas informações para evitar a confusão e a fadiga visual. O “menos” pode ser mais!
  4.  Produtos ou serviços – ao preencher os formulários para publicar seus produtos, especifique bem o que será comercializado e capriche num título para o seu anúncio. Seja sempre objetivo e direto. Isso facilita que pessoas encontrem seu produto. Informe todos os dados possíveis sobre o produto, desde especificações técnicas a valores. Agora é só colher bons negócios!

Assista ao vídeo abaixo e aprenda a usar o Mercado Livre para divulgar na internet.

Ter um portfólio online é fundamental para profissionais de várias áreas, principalmente das profissões relacionadas à produção gráfica e audiovisual. Para esses profissionais, um bom currículo só será realmente eficiente se estiver acompanhado de um bom portfólio. Eles servem para guardar referências visuais de trabalhos já realizados por você ou sob seu comando, como fotografias ou vídeos, projetos arquitetônicos, campanhas publicitárias ou ilustrações, por exemplo.

Ele pode ser impresso, mas isso trará algumas limitações. O ideal é que seja online. E para isso, algumas ferramentas seguem disponíveis na internet. Uma delas é o Carbonmade, que oferece aos usuários layouts bem simples e rápidos de criar, além de personalização básica do visual, a organização dos trabalhos por galerias (slideshows) e uma página para disponibilizar informações sobre você e suas experiências profissionais. O ponto negativo é que a ferramenta não oferece muitas opções de layouts. Para acessar a ferramenta, clique aqui.

Outra bastante utilizada é a Cargo Collective que, embora em muito se assemelhe ao Carbonmade, oferece mais de 40 opções de temas para personalizar o seu portfólio, além das já conhecidas organização por seção e página com informações sobre você. Para acessar a ferramenta, clique aqui.

Uma terceira opção é o Behance. Comprada em 2012 pela empresa Adobe, a ferramenta oferece as opções de publicar seus projetos e outras interações como Seguir, Curtir e Comentar perfis de outros profissionais. Cada projeto pode conter várias imagens e textos, além de vídeos e slides. Possui ainda interação com o LinkedIn. Para acessar a ferramenta, clique aqui.

Leia também

Inovação ignorando os 60+ é como jogar dinheiro fora

Conheça 7 hábitos para garantir sua segurança na internet

Compartilhe com seus amigos