Dicas para empreender após a aposentadoria

Dados do IBGE divulgados na última semana de agosto de 2017, informam que a população do Brasil  chegou na casa dos 207 milhões. Foi um crescimento na casa dos 0,77% em relação a 2016. Mas apesar desses dados traduzirem uma taxa de crescimento, alguns outros continuam imutáveis, são eles: I. a idade média da aposentadoria é de 58 anos; II. dois em cada três aposentados, recebem salário mínimo; III. muitos dos quase 20 milhões de aposentados não sabem o que fazer para auferir renda e aumentar seu dinheiro nessa etapa da vida. Uns reclamam que o mercado de trabalho é ingrato e injusto, onde as organizações raramente se motivam na contratação dos seniorlescentes, dificultando a reempregabilidade.

Nesse sentido, uma saída plausível para esses novos aposentados  seria a busca dos mais variados conhecimentos sobre empreendedorismo, não só para complementar a renda, como também para aumentar o sentimento de significância social e o sentido de pertencimento a um grupo qualquer, assim como definido pelo filósofo polônes Zygmunt Baumann.

Palestrante, mestre em gestão, autor do livro APOSENTAR E EMPREENDER – co-fundador da ONG GERAÇÃO 50+ . (81) 9-9966-0005