Estão abertas de 11 a 15 de fevereiro as inscrições para 5.265 vagas em cursos gratuitos para maiores de 60 anos de idade na UnATI (Universidade Aberta à Terceira Idade) da USP (Universidade de São Paulo). Há 23% mais oportunidades neste primeiro semestre em comparação ao mesmo período de 2018.

Não é preciso ter vínculo com a instituição de ensino, e os cursos serão ministrados nos campi da USP em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São Paulo e São Sebastião. Algumas disciplinas exigem pré-requisitos, como ensino médio completo, mas a maioria delas não.

Segundo a UnATI, cada unidade define seu calendário de inscrição, que pode ser presencial, on-line, por e-mail ou telefone – portanto, é necessário observar as informações na consulta ao site.


O Instituto de Longevidade oferece gratuitamente aos seus associados cursos de requalificação. Clique aqui e saiba mais.


São 246 cursos de graduação, como Administração; Cinema e Educação; Ecologia; Gemologia e Joalheria Técnica, Gestão de Projetos e Organização de Eventos Esportivos; História Econômica, Geral e do Brasil; Produção de Audiovisual, entre outros.

Confira os cursos gratuitos para maiores de 60 anos

Cursos de idiomas

Também há cursos de idiomas para maiores de 60 anos, como Sênior English e Aprendendo Japonês na Terceira Idade e Música pelo Método Yura; além de regulares de espanhol, francês e inglês.

Há alguns inusitados, como Poesia para Engenheiros; Criação de Trovas; Haicai; Observação Noturna do Céu; A Terceira Idade na Idade da Pedra Lascada: Como Viviam os Idosos na Pré-História e Desperdício Zero na Cozinha.

Para quem quer se familiarizar com novas tecnologias, há o Idosos On-Line para Uso de Dispositivos Móveis, o Práticas com Celulares e Tablets e também o Informática Básica e Avançada.

Atividades físicas e culturais

Entre as atividades gratuitas, estão programadas excursões, oficinas didático-culturais, como artesanato, canto, coral, cordel, batuque, empreendedorismo e franquia, guitarra, jardinagem, memória e origami, pintura e viola, além de palestras e visitas guiadas.

Também há vagas em programas esportivos, como caminhada, condicionamento físico, dança circular, dança do ventre, forró e samba-rock, ginástica adaptada, ioga, meditação, musculação e vôlei.

Cursos gratuitos para maiores de 60 anos. Crédito: Gabriel Almeida/EACH/Divulgação

Intercâmbio geracional 

Criado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa, que completou 25 anos de atividades ininterruptas, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.

Ele proporciona um intercâmbio geracional com os alunos da universidade e se posiciona como um polo de discussão sobre o tema do envelhecimento, com atividades e parcerias que vão além das disciplinas abertas especificamente a esse público.

“Esperamos, neste semestre, expandir ainda mais a nossa inserção na sociedade e para isso estamos oferecendo mais vagas e novos cursos. Além das atividades, o USP Aberta à Terceira Idade tem parceria com a Unibes Cultural em atividades que debatem temas como cuidados, direitos, arte e capital social”, relata Egídio Dórea, médico nefrologista e coordenador do programa.

Contato para dúvidas e informações: (11) 3091-9183, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, ou pelo e-mail 3idade@usp.br.

Além da USP, outras universidades públicas também oferecem programas específicos para maiores de 60 anos de idade. Conheça:

Minas Gerais

Universidade Federal de Alfenas

Paraná

Universidade Estadual de Maringá

Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco

Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – tem inscrições para os cursos previstas para este mês.

Rio Grande do Sul

Universidade Estadual de Pelotas 

São Paulo

Universidade Estadual Paulista

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: