A AARP é provedora deste conteúdo.

O envelhecimento é um dos fatos fundamentais da vida. Todos envelhecem, mas nem todas as empresas aproveitam as oportunidades e o potencial que os trabalhadores que passaram de uma certa idade oferecem.

Em países desenvolvidos, incluindo os Estados Unidos e o Japão, o número de pessoas que atingem a idade de aposentadoria aumenta rapidamente. Globalmente, o Japão tem o maior percentual de pessoas com mais de 60 anos de idade e uma das maiores taxas de expectativa de vida no mundo.

Embora o envelhecimento seja muitas vezes considerado motivo de preocupação, acredito que ele apresente uma ótima oportunidade para o mundo dos negócios e do trabalho. O Japão é frequentemente citado como exemplo de país que, neste sentido, pode mostrar para outros o caminho a ser seguido.

Como CEO da Mitsubishi Heavy Industries Group (MHI), uma das líderes mundiais no setor industrial, uma das minhas preocupações mais prementes é o iminente hiato de habilidades que os empregadores enfrentarão nos próximos anos. À medida que um número crescente de trabalhadores atinge a idade de aposentadoria, muitas empresas enfrentarão uma perda de habilidades e experiência.

Esta lacuna é particularmente alarmante no setor industrial: um estudo recente sugere que, nos próximos 10 anos, cerca de 2 milhões de empregos na indústria dos EUA não serão preenchidos devido à falta de candidatos qualificados. O Japão enfrenta escassez semelhante.

A MHI é um player importante na indústria americana. Temos US$ 7,5 bilhões em receitas anuais e 7.300 funcionários em 30 Estados, fazendo dos Estados Unidos o nosso maior mercado externo. Dada a forte presença da MHI no Japão e nos Estados Unidos, a escassez de trabalhadores é, com certeza, um problema que devemos abordar prontamente.

“A experiência é o futuro da nossa companhia, e alavancar profissionais mais velhos qualificados é bom tanto para empresas, quanto para a sociedade”

Hoje estamos expandindo rapidamente a escala de nossos negócios globais. Enquanto trabalhamos nisso, antecipamos projetos mundiais de engenharia em larga escala, que levantem desafios complexos e exijam crescentes níveis de expertise. Naturalmente, precisamos garantir a disponibilidade das habilidades e competências necessárias para realizar tais projetos no futuro. Em particular, vemos uma necessidade urgente de pessoas com experiência em áreas como planejamento de projetos e gerenciamento de riscos.

Como solução, a MHI trabalha sobre a vasta experiência e a expertise que trabalhadores seniores e aposentados podem oferecer. A experiência é o futuro da nossa companhia, e alavancar profissionais mais velhos qualificados é bom tanto para empresas, quanto para a sociedade.

Para esse fim, a MHI criou a MHI Executive Experts, uma empresa especificamente para trabalhadores que estão na idade de se aposentar – ou que já passaram dela. Foi lançado em julho de 2016 com uma base inicial de 300 funcionários, o que esperamos que aumente nos próximos anos. A nova companhia recruta funcionários veteranos do MHI, incluindo engenheiros, gerentes e executivos. Em seguida, envia esses especialistas para oferecer suporte e conselhos sobre nossos projetos e negócios atuais.

A MHI Executive Experts ainda está em estágio inicial. Atualmente, fazemos com que trabalhadores mais velhos aproveitem seus conhecimentos para engenharia, aquisição e gerenciamento de projetos de construção. Esta é uma parte importante do nosso negócio, pois varia da construção de usinas de energia à de sistemas de transporte.

No futuro, planejamos expandir o escopo das atividades da MHI Executive Experts para incluir as áreas de vendas, jurídica e de tecnologias da informação e da comunicação. Nossos especialistas seniores fornecerão uma ampla variedade de serviços diferentes – desde consultas até monitoramento, treinamento e desenvolvimento.

Grande parte do nosso trabalho não é de produção em massa, mas de elaboração de um único item em larga escala. Na entrega de turbinas ou de navios comerciais, nossos produtos exigem altos níveis de expertise e perícia. Gerenciar a entrega não é uma tarefa fácil; exige pessoas que tenham uma experiência considerável e um histórico comprovado.

“Nossos especialistas seniores podem reduzir significativamente o risco e fortalecer nossa estrutura de gerenciamento”

É notoriamente difícil treinar pessoas para os papéis de liderança de um projeto, no qual ela deve supervisionar cada passo – da compra de peças necessárias à entrega do produto no tempo certo. Quando profissionais sem essa experiência são convidados a assumir esse papel, eles podem aumentar os riscos para o projeto e colocar pressão injusta sobre os membros da equipe que têm menos experiência. Ao fornecer mãos competentes, nossos especialistas seniores podem reduzir significativamente o risco e fortalecer nossa estrutura de gerenciamento.

Os especialistas mais velhos da MHI fornecem não só conhecimentos e know-how, mas também treinamento e orientação no local para novos trabalhadores, ajudando a formar a próxima geração de especialistas. Desta forma, as habilidades essenciais e a perícia podem ser mantidas, trazendo vitalidade para o futuro da indústria.

Ao tentar utilizar as habilidades e os conhecimentos dos funcionários seniores, desejamos evitar uma abordagem massificada e garantir que as pessoas possam escolher seu nível de envolvimento. Por isso estabelecemos uma estrutura que permite trabalho em tempo integral ou parcial, bem como garantimos auxílio para aqueles que não conseguem fazer a jornada integral ou que se mudam para outros locais.

Os participantes também podem ser seletivos quanto à natureza do trabalho, com opções que vão desde treinamento de trabalhadores mais jovens até gerenciamento e coordenação de projetos de grande e pequena escalas. Também estamos implementando medidas para garantir que haja um processo de transição suave para aqueles próximos da aposentadoria que considerem se juntar a essa equipe de especialistas.

“Trazendo esses especialistas, conseguimos melhorar significativamente a comunicação e a multifuncionalidade dentro da empresa”

Trabalhar nessa iniciativa me convenceu da proposta de empregar trabalhadores mais velhos e pessoas de idade de aposentadoria. Os benefícios foram bastante variados e, às vezes, inesperados. Por exemplo, trazendo esses especialistas, conseguimos melhorar significativamente a comunicação e a multifuncionalidade dentro da empresa. Os seniores geralmente servem de ponte entre departamentos, joint ventures e áreas de negócios, reunindo pontos fortes e experiência e criando um todo que é maior do que a soma das partes.

Estamos investigando como expandir esses esforços para ir além do MHI e beneficiar a sociedade em geral e as comunidades nas quais trabalhamos. Agora avaliamos como podemos trazer especialistas seniores de outras empresas e indústrias para oferecer benefícios para nossa empresa. Também temos consciência de que muitos de nossos trabalhadores aposentados têm experiência inestimável trabalhando em países, regiões e indústrias específicas. Ao usar essa base de conhecimento, esperamos melhorar a comunicação e a compreensão com nossos clientes em todo o mundo.

No Japão que envelhece rapidamente, ainda há um forte desejo de manter um estilo de vida ativo após a aposentadoria. Em nosso trabalho na MHI Executive Experts, ficou claro que os aposentados querem que suas habilidades sejam aproveitadas e que possam compartilhar sua experiência com a próxima geração. Isso pode ser um processo de capacitação e motivação para todos os envolvidos, criando um cenário de ganha-ganha para trabalhadores mais jovens e mais velhos.

“Com a nossa experiência, esperamos mostrar os benefícios significativos que os trabalhadores mais velhos trazem”

Com a nossa experiência, esperamos mostrar os benefícios significativos que os trabalhadores mais velhos trazem. No futuro, será essencial para todas as empresas – no Japão e em outros lugares – estabelecer um sistema efetivo para gerenciar os processos de aposentadoria e transferência de habilidades.

A MHI procurará se envolver mais ativamente no diálogo sobre envelhecimento e transferência de conhecimento e buscará orientações e parcerias de empresas e organizações em todo o mundo para ajudar a alavancar os trabalhadores mais velhos, abordar as lacunas de habilidades, melhorar a transferência de conhecimento nos níveis global e local e, em última análise, mover o mundo para frente.

Sobre o autor

Shunichi Miyanaga é presidente da Mitsubishi Heavy Industries, uma das empresas líderes em manufatura e engenharia, com 80.000 empregados ao redor do mundo, vendas de US$40 bilhões e uma gama de produtos que vão de sistemas de energia e fábricas de pro dutos químicos a aeronaves, navios e máquinas industriais.

Clique  aqui e leia o artigo original.

Copyright © 1995-2017, AARP. Todos os direitos reservados.

Compartilhe com seus amigos