“Procura-se mulher inteligente, de boa aparência e bem humorada.” A descrição pode até lembrar aqueles anúncios de classificados de jornais antigos, mas é algo bem mais atual: são as preferências do publicitário Edson Boscoli Junior, 51 anos, no aplicativo de paqueras mais popular em todo o mundo, o Tinder.

Ele conta que usa a ferramenta há três anos, quando soube de amigos que estavam se encontrando com pessoas interessantes pelo aplicativo _ que é gratuito. “A principal vantagem é exatamente a simplicidade de manuseio: se deu ‘match’, converse, troque telefones e boa sorte”, afirma.

O “match” que ele cita é o que qualquer usuário do Tinder mais espera: o momento em que acontece a combinação mágica: você curtiu alguém que também gostou de você, ufa! A sensação, segundo o publicitário, “é um misto de ansiedade com curiosidade”.

Segundo o Tinder, desde sua criação, em 2012, foram mais de 10 bilhões de “matches” ao redor do mundo. A cada dia, são 26 milhões de novas combinações. Boscoli conta que o aplicativo facilita a vida de quem está procurando um par, mas que não é assim tão automático. “Você tem que garimpar pessoas interessantes e tomar alguns cuidados…como pedir fotos atualizadas, por exemplo.”

E conta que aprendeu isso depois de uma de suas experiências: “Logo que entrei no Tinder, comecei a conversar com uma mulher. As fotos eram bonitas, ótimo papo por telefone. Marcamos um encontro em um barzinho, cheguei primeiro e fiquei tomando uma cerveja, enquanto ela não chegava.”

“De repente”, continua o publicitário, “vem uma mulher em minha direção, olhando para mim. Pensei: ‘Não pode ser!’ Ela era totalmente diferente das fotos que eu tinha visto. Claro que dei atenção, batemos papo por algumas horas, mas cada um foi para sua casa. Isso foi um aprendizado”.

O ideal, diz Boscoli, que atualmente está solteiro, é bater um bom papo primeiro, olhar o Facebook da pessoa e, além de checar se as fotos são atuais, seguir sua intuição.

Para quem critica o método de aproximação moderno, por ser oferecido um “cardápio” de opções de potenciais pretendentes, o publicitário defende o aplicativo. “É só uma ferramenta que amplia as opções de conhecer pessoas. O romantismo, o charme, o perfume, só no encontro! Ao vivo, você resgata todos os sentimentos e nem se lembra dessa suposta vitrine do Tinder.”

E se você se considera “fora do padrão”, por ser mais velho, talvez valha a pena seguir o conselho de Boscoli: “Existem pessoas para todos os gostos e idades. Use o aplicativo sem medo ser feliz e viva a modernidade e a internet!”

Está à procura de um par e ficou curioso com o Tinder? Veja abaixo o passo a passo para usar o aplicativo.

Cadastro - Depois de baixar o aplicativo em seu celular, faça o login por meio de sua conta no Facebook. O app exige que se tenha uma conta na rede social e também que o Facebook esteja instalado no smartphone. Quanto mais atualizado seu perfil na rede, mais atualizadas estarão as informações sobre você no Tinder.

Fotos - O Tinder é muito baseado em fotos. Como são a primeira coisa que seus potenciais pretendentes irão ver sobre você, capriche na escolha. Prefira imagens em que esteja sozinho, fazendo coisas de que gosta e que falem mais sobre você.

Perfil - Vá em “editar perfil” e inclua um resumo sobre sua personalidade, uma frase de que goste ou se apresente de forma sucinta e interessante. Defina também seu gênero.

Preferências - Em “configurações”, diga quais são suas preferências: se procura só homens, só mulheres, ou os dois; defina a distância que quer que o app procure seus pretendentes, a faixa etária de seu interesse e se você quer que o celular vibre sempre que houver alguma notificação.

Compartilhe com seus amigos