Mensagens de fumaça, tambores, pombo-correio, mensageiros a cavalo, telégrafo, cartas, telefone, fax e e-mails. Esqueça tudo isso! É coisa do passado.

Com a necessidade de uma comunicação barata e cada vez mais veloz, em tempo real, inúmeras soluções foram sendo inventadas no mundo tecnológico, mas nenhuma ganhou tanto destaque quanto o tal do “ZapZap”.

Desenvolvido em 2009 pelos sócios americanos Brian Acton e Jan Koum, o aplicativo para smartphone permite que você, além de enviar mensagens instantâneas de texto e de voz, imagens, fotos, vídeos e documentos em PDF, realize ligações e chamadas de vídeo por meio de uma conexão com a internet. E tudo isso grátis.

Por isso, separamos algumas informações importantes, curiosidades, dicas de Whatsapp e funções escondidas para você dominar a ferramenta e tirar onda com o “sabe tudo” do seu neto!

"Poucos serviços conectam mais de um bilhão de pessoas"

Segundo dados divulgados pela própria empresa, atualmente sediada na Ásia, o WhatsApp cresceu de dois bilhões de mensagens por dia em abril de 2012 para dez bilhões em agosto do mesmo ano. Em setembro de 2015, o aplicativo alcançou a marca dos 900 milhões de usuários. No mesmo ano, o aplicativo passou a ser utilizado também pelo computador, através dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox e Opera.

Em 2 de fevereiro de 2016, o WhatsApp alcançou a marca de um bilhão de usuários. Mark Zuckerberg, dono e criador do Facebook, e que desde 2014 passou a ser dono também do Whatsapp, anunciou que "poucos serviços conectam mais de um bilhão de pessoas".

Agora que você já conhece a história do aplicativo, vamos a algumas dicas de Whatsapp.

Como utilizar?

Caso você ainda não tenha o APP instalado no seu celular, o primeiro passo é fazer o download do aplicativo no seu aparelho celular. Para isso, é necessário buscar o Whatsapp em uma ferramenta de aplicativos do tipo App Store ou Google Play.

Após baixar o programa, o sistema irá solicitar que você informe o número do seu telefone com DDD. Pronto! O Whatsapp já mostra os contatos da sua lista telefônica que fazem uso do aplicativo. Agora, é só começar a usar.

Como enviar mensagens?

Busque no Whatsapp a pessoa que você deseja contatar e clique sobre ela. Uma janela se abrirá com um campo para você digitar a mensagem a ser enviada. Por fim, clique em enviar e pronto.

Como encontrar uma mensagem utilizando palavras-chave?

Muito útil para quem deseja encontrar apenas um trecho específico de uma conversa enorme, o recurso funciona da seguinte forma: clique na lupa no topo da página e digite a palavra que você procura. O aplicativo te apresentará as opções abaixo.

Como identificar se a pessoa leu sua mensagem?

O Whatsapp criou um meio de você identificar mais facilmente qual o status da mensagem enviada por você. Quando a mensagem sai do seu celular, um tick de cor escura aparece do lado direito da sua mensagem. Quando a sua mensagem chega ao celular do seu contato, um segundo tick aparece da mesma cor. Mas calma, isso não quer dizer que a pessoa leu. Somente quando os ticks ficam com a cor azul é que a sua mensagem foi lida.

Tanta agilidade causa uma maior ansiedade nas pessoas. Tanta ansiedade causa uma maior cobrança. As pessoas querem que você as responda o mais rápido possível. E para fugir dessa cobrança, o aplicativo criou um modo de desligar essa função no seu celular para que as pessoas que te mandam mensagem não saibam se você já leu ou não.

Se você deseja desabilitar essa função, siga o passo a passo abaixo:

  1. No topo da tela, à direita, ao lado da lupa, há 3 pontinhos. Clique sobre eles para abrir uma caixa com opções;
  2. Clique na opção Configurações;
  3. Escolha a opção Conta;
  4. Clique na opção Privacidade;
  5. Desmarque a opção Confirmação de Leitura.
  6. Para reabilitar esta opção, clique novamente sobre a opção Confirmação de Leitura para marcá-la.

Truque: como ler uma mensagem sem que os tiks fiquem azuis?

Antigamente, você podia dar a desculpa de que não leu a mensagem. Mas depois das últimas atualizações do aplicativo, os benditos ticks azuis passaram a alcaguetar os leitores. Mas existe uma forma de ler suas mensagens sem que seu interlocutor saiba disso.

Coloque seu celular em “modo avião” e leia a mensagem em seguida. Ao desativar o modo avião, a mensagem continuará com o status de não lida. Bom, né?

Bloqueie aquele amigo chato!

Sabe aquela pessoa que te manda mensagens o dia todo e enche a memória do seu telefone? Quer acabar com isso sem deixar a pessoa chateada? Existem duas dicas simples: a primeira é bloquear de vez a pessoa, e esta não mais conseguirá fazer contato com você; a segunda, menos radical, é silenciá-la - ela continuará mandando mensagens mas você não receberá as notificações até abrir uma janela de bate-papo com essa pessoa.

Deseja enviar fotos e vídeos?

O ícone utilizado para enviar fotos varia de modelo para modelo de aparelho. No caso do Iphone, clique na seta ao lado da caixa de texto; no Black Berry, clique sobre a imagem com sete bandeirinhas; nos aparelhos Nokia ou que usam o sistema Android, clique sobre o clip e no sistema Windows Phone, clique no clipe de papel que fica no botão dos demais ícones.

Feito isso, escolha a opção Galeria, se quiser enviar uma foto já salva em seu aparelho; o na opção Câmera se desejar tirar uma fotografia diretamente pelo celular. Neste caso, a câmera fotográfica será iniciada em seu celular. Faça a foto e clique em enviar.

O mesmo funciona com vídeos ou arquivos PDF.

E para enviar áudios?

Ao lado da caixa de texto, existe um ícone com o desenho de um microfone. Pressione o dedo sobre esse ícone e o mantenha pressionado enquanto você grava a sua mensagem. Ao finalizar, pare de pressionar o ícone. Não há um tamanho limite para a mensagem.

Se arrependeu de ter enviado uma mensagem? Você pode apagá-la antes que a pessoa leia. Sabe como?

Selecione o texto que deseja apagar clicando sobre ele e mantendo o dedo pressionado por alguns segundos. Aparecerá uma caixa com algumas opções. Pressione o botão "Apagar" (ícone de lixeira). Em seguida, toque na opção "Apagar para todos". Vale notar que os conteúdos podem ser apagados em até 7 minutos após o seu envio.

Realizar ligações telefônicas sem pagar nada

Só é possível para contatos salvos em seu celular. Caso ele ainda não esteja em seu celular, vá na agenda de telefones e realize o procedimento normal de inclusão de um conato. Ele aparecerá automaticamente nos contatos do seu Whatsapp.

No Whatsapp, clique no contato desejado para abrir a janela de envio de mensagens. No topo da janela, clique no ícone com o desenho de um telefone para iniciar a chamada.

Personalize as notificações de um contato ou grupo

Esse recurso é muito usado por pessoas que têm muitos contatos e recebem diversas notificações por dia. Isso te ajudará a saber quem te mandou uma mensagem sem nem olhar para o celular.

Na opção Contatos, clique sobre o grupo ou sobre o contrato desejado. Depois, escolha a opção “Notificações personalizadas” e clique em “Personalizar”. Você poderá escolher um toque diferente para esse contato.

O que achou das nossas dicas de Whatsapp? Caso você tenha mais alguma dúvida, escreva nos comentários abaixo para que possamos responder com a informação solicitada.

Compartilhe com seus amigos