Dois psicólogos separaram 192 estudantes em três grupos. O primeiro tinha de escrever sobre o que foram gratos durante a semana. O segundo, sobre o que os aborrecia e irritava. O terceiro poderia fazer frases sobre qualquer coisa: boas ou ruins.

Foi assim que os professores Robert A. Emmons, da Universidade da Califórnia, e Michael E. McCullough, da Universidade de Miami, descobriram que, após dez semanas, quem havia anotado coisas ou fatos pelos quais tinham gratidão eram mais otimistas e se sentiam melhor sobre suas vidas.

Não só isso - eles também se exercitavam mais e iam menos ao médico do que os que tiveram que focar aspectos negativos da semana. Clique aqui para ler o estudo em inglês.

Emmons fez um apanhado de benefícios proporcionados pelo diário da gratidão. Após dois meses de prática, quem escreve tem maior probabilidade do que os demais de fazer progressos em metas pessoais (acadêmicas, interpessoais e de saúde).

Além disso, o exercício diário de agradecer resultou em mais entusiasmo, determinação, atenção, humor e energia – sem falar em melhor qualidade e duração do sono.

“Se você olha para os problemas e comenta sobre eles, vai ter mais problemas e mais motivos para reclamar”

Há explicação para tudo isso, destaca a psicóloga Marcia Luz. Ser grato faz com que a pessoa mude o foco do negativo para o positivo. “Se você olha para os problemas e comenta sobre eles, vai ter mais problemas e mais motivos para reclamar. Se começa a olhar para as coisas boas, ainda que pequenas, passa a enxergar mais coisas boas.”

Segundo ela, a maioria das pessoas só reconhece algo bom quando é “muito espetacular”. “Tem que agradecer pelo dia de sol, pela chuva, pela família, pela roupa, pelos cabelos… É possível continuar infinitamente pensando em motivos”, sinaliza ela, que é autora do livro “Gratidão: 101 Motivos para Agradecer” _ clique aqui para lê-lo.

Quem exercita focar o positivo não está imune a problemas. Mas, segundo ela, está mais apto a reagir a eles e a se recuperar mais rapidamente do que quem costuma dar mais atenção ao negativo. “Quando a pessoa não está fortalecida, ela paralisa”, considera Marcia, acrescentando que “quem agradece tem muito mais resiliência”.

Nesse processo de alteração de olhar, “aqueles que te puxavam para baixo já não vão ter tantos motivos para querer estar perto de você”. “Mudando a frequência, é possível ajudar os familiares a mudar também”, assinala a psicóloga. E finaliza: “Fomos feitos para ser felizes”.

Confira, abaixo, como manter um diário de gratidão.

1- Separe um caderno ou um bloco que seja usado só para essa tarefa. Para quem é mais conectado, aplicativos também servem.

2- Anote as coisas boas com alegria – não faça por obrigação.

3- Mantenha a frequência e use seu caderno diariamente.

4- Esqueça um número fixo de coisas pelas quais agradecer – sinta o que você está escrevendo.

5- Inclua pessoas, situações, habilidades, capacidades, sentimentos e coisas pelas quais você tem gratidão.

6- Tenha em mente tanto os grandes quanto os pequenos eventos do dia – da música que ouviu de manhã e do cheiro do café quentinho à família, aos amigos e ao trabalho.

7- Evite o negativo em seu diário.

8- Revisite o que escreveu de vez em quando.

Compartilhe com seus amigos