A editoria Dinheiro é um oferecimento
Mongearl aegon
Aposentadoria

15 possibilidades para manter a mente ativa após a aposentadoria

Ao chegar à aposentadoria, a pessoa, em geral, se depara com um enorme vazio na vida. O trabalho - mesmo aquele que era rotineiro e chato - faz falta. Ao não ter mais o sobrenome organizacional, fica uma sensação de inutilidade. Agora sou o José, e não mais o José da empresa XYZ. Que opções ela tem? Ficar em casa, assistindo à TV ou lendo o jornal? Ir a um parque jogar dominó? Nada disso parece satisfazer os anseios da alma.

Na realidade, esse vazio abre um espaço enorme de atuação. A liberdade de escolha é tão grande que chega a assustar. É claro que a saúde física, emocional, familiar e financeira vai definir o que é possível para cada um: uma doença crônica pode criar limitações; a falta de dinheiro ou um valor baixo no benefício de aposentadoria são outras barreiras.

Gustavo é escritor e coach, apoia pessoas, idosas ou não, a tomarem decisões para serem mais plenas, terem clareza de objetivos e de significados de vida. Conduz palestras e workshops sobre temas comportamentais, criou o grupo “Mais Velhos, Mais Sábios” no Facebook. É escritor de mais de 20 livros e E-Books sobre desenvolvimento pessoal e organizacional.