Neste domingo (5), uma ação vai oferecer teste gratuito de osteoporose a quem quiser saber se tem chance de desenvolver a doença ou de ter fraturas. Realizada no Rio, em São Paulo e em Santos, a iniciativa busca conscientizar sobre a patologia, que atinge cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil e 200 milhões no mundo.

A avaliação será composta de dois testes: um questionário (Frax) e o calcâneo, usado para determinar a densidade óssea do calcanhar. A combinação de ambos permite avaliar a propensão de tendência de osteoporose.


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Um médico estará disponível em cada cidade para tirar dúvidas, abordar prevenção e discutir a importância da alimentação e dos exercícios físicos. Serão distribuídos informativos com dados sobre a doença.

O atendimento será feito neste domingo, 5 de maio, por ordem de chegada, nos seguintes locais:

Rio de Janeiro

Onde: Praça Serzedelo Correia – Copacabana

Horário: das 8h às 17h


Santos

Onde: Concha Acústica – Canal 3 (avenida Vicente de Carvalho, 0, Gonzaga)

Horário: das 8h às 17h


São Paulo 

Onde: Fiesp (avenida Paulista, 1.313, Jardins)

Horário: das 9h às 16h


Teste gratuito de osteoporose no mundo

A campanha, promovida pela empresa de biotecnologia Amgen, pela Abrasso (Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo) e pela Osteoporose Brasil, terá a participação do Guinness World Records®, autoridade global em conquista de recordes. O objetivo, segundo os organizadores, é testar, no mínimo, 3 mil pessoas.

Para isso, os testes ocorrerão em dez países (Brasil, Canadá, México, Colômbia, Turquia, Líbano, África do Sul, Dubai, Arábia Saudita e Kuwait). Os juízes oficiais do Guinness estarão presentes nos locais dos eventos para acompanhar e validar os números.

Doença silenciosa

A osteoporose é conhecida por ser uma doença silenciosa. Uma em quatro mulheres com mais de 50 anos tem propensão a desenvolvê-la, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Mas, por não apresentar sintomas na maior parte dos casos, ela pode passar despercebida.

Condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e pelo aumento do risco de fraturas, a osteoporose está associada ao envelhecimento. Ela pode manifestar-se em ambos os sexos, mas atinge especialmente as mulheres, sendo uma das possíveis consequências da menopausa, em função da queda na produção do estrógeno.

Compartilhe com seus amigos