Mulheres entre 40 e 65 anos que seguiram um programa de ginástica facial de 30 minutos por dia rejuvenesceram até três anos em cinco meses, segundo recente estudo da Universidade Northwestern (EUA) publicado no “JAMA Dermatology”, periódico da Associação Médica Americana.

Mas qual o segredo dessa fonte da juventude? Uma série de exercícios que envolvem a movimentação de regiões da boca e dos olhos e prometem, entre outros benefícios, fortalecer a musculatura, prevenir rugas e flacidez e devolver o equilíbrio dos traços. Enfim, remoçar!


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


"A musculatura do rosto é fina e delicada. As mímicas faciais carimbam a pele com marcas, rugas e linhas de expressão da nossa personalidade”, explica Cláudia Bueno, fisioterapeuta do Espaço Saúde, em Belo Horizonte (MG), que desenvolveu um programa online de ginástica facial.

 “Qualquer pessoa pode fazer, homem ou mulher, e vale começar em qualquer idade. Porém, quanto mais velho, menos efeito imediato e mais dedicação será exigida”, explica a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira, também especialista no procedimento.

A técnica só é contraindicada, avisa Cláudia, para peles com lesões (acne, micoses, dermatites e eczema); inchaço no rosto que indique doença cardíaca ou renal; queimadura de sol ou descascando; e em caso de problemas na articulação temporomandibular.

Ginástica facial vale por uma plástica?

Para Roseli, a prática substitui, por exemplo, os preenchedores injetáveis na região que compreende as pálpebras e a abaixo dos olhos. “É o que chamo de efeito lifting natural. E a ginástica facial ainda minimiza o famoso bigode chinês”, festeja a esteticista, referindo-se aos sulcos que descem da base do nariz em direção aos cantos da boca.

Já quando se trata de uma cirurgia, Claudia é direta: “Não tem o mesmo efeito que uma plástica no rosto, mas fica muito mais bonito e natural”. Inclusive, a fisioterapeuta defende a ginástica facial para quem fará um procedimento invasivo como forma de preparar a musculatura e a pele. E no pós-cirúrgico, para manter os resultados alcançados na operação.

A questão, no entanto, é polêmica. Para a dermatologista Beatriz Ogassavara, da clínica Individuale, de São Paulo (SP), a malhação do rosto não alcança o mesmo resultado de procedimentos estéticos antienvelhecimento. Porém, ela reconhece: existem estudos que garantem a eficácia da ginástica facial. “Exercícios no rosto promovem o fortalecimento e a melhora da musculatura”.

Associados aos exercícios e para retardar os sinais da passagem do tempo da pele do rosto, vale investir em dermocosméticos e procedimentos estéticos, além de proteção solar, dieta equilibrada e evitar bebidas alcoólicas e cigarro, diz Beatriz. “Claro, uma alimentação adequada, dormir bem, ter uma vida sem estresse e fazer meditação também ajuda”, faz coro Claudia.

Ginástica facial: passo a passo

Para começar, hoje, a malhar o rosto, Claudia e Roseli selecionaram, dentro de seus respectivos programas, alguns exercícios de ginástica facial para você. Experimente:

Técnica de Claudia Bueno

Antes de começar:

  • Para efeito de comparação, fotografe seu rosto em duas etapas. Primeiro, sem expressão. Depois, sorrindo, de frente e de lado;
  • Limpe a face e as mãos;
  • Use um bom creme deslizante indicado para o seu tipo de pele e que não seja absorvido rapidamente. Massageie o produto no rosto antes da ginástica;
  • Nas duas primeiras semanas, faça os exercícios de manhã e à noite. Depois, só a noite e, no mínimo, quatro vezes por semana;
  • Os resultados surgem em 12 semanas. Quanto mais madura e descuidada a pele, mais lento o resultado.

Pescoço e papada

ginástica facialCréditos: João Ernani Antunes

Coloque o pescoço para trás e passe a língua no céu da boca por 10 vezes.

Rugas verticais entre as sobrancelhas

ginástica facialCréditos: João Ernani Antunes

Dedilhe abrindo as rugas por dez segundos. Em seguida, faça a inversão de cada ruga por três segundos. Repita o exercício três vezes.

Testa

ginástica facialCréditos: João Ernani Antunes

Coloque a mão sobre a região e segure-a, enquanto eleva as sobrancelhas, por três segundos. Repita dez vezes.

Maçãs do rosto

ginástica facialCréditos: João Ernani Antunes

Dê um sorriso forçado com a boca fechada e os dentes cerrados. Segure por três segundos. Desfaça o sorriso, sem mostrar os dentes, até formar um bico, como se fosse mandar um beijo. Mantenha por três segundos e relaxe. Repita dez vezes.

Testa e pálpebras superiores

ginástica facialCréditos: João Ernani Antunes

Levante as sobrancelhas, franzindo a testa. Feche os olhos até ficar olhando entre os cílios, por três segundos. Em seguida, alise a testa, abrindo a pele no sentido vertical com as pontas dos dedos. Enquanto uma das mãos puxa a pele para cima, a outra puxa para baixo. Repita dez vezes.

Bigode chinês

ginástica facialCréditos: João Ernani Antunes

Faça um “O" com a boca, usando as mãos para esticar as bochechas em direção às orelhas. Repita dez vezes.


Técnica de Roseli Siqueira

Antes de começar:

  • Inicie com seis repetições por exercício, diariamente, e aumente esse número aos poucos.
  • O benefício só acontece se a pele estiver bem hidratada. Quem tem pele muito seca deve usar um óleo antes e uma máscara hidratante após a ginástica facial. O ideal são os naturais de coco, gergelim ou baobá. Os sintéticos não servem.
  • Em geral, os resultados começam a surgir em duas semanas.

Melhorar pés de galinha

Coloque o dedo médio em cima de toda a extensão dos cílios, fechando os olhos, e pressione. Inspire profundamente, force para abrir, expire e solte.

Levantar as pálpebras

De frente para o espelho, arregale os olhos até ver o branquinho da íris. Mantenha a sobrancelha esticada e aperte os olhos, mas sem fechá-los, por cinco segundos. Com ela ainda esticada, arregale os olhos novamente.

Suavizar o bigode chinês e rugas em volta da boca

Coloque os polegares dentro da boca, no cantinho dos lábios. Pressione e puxe a musculatura, andando com os dedos em direção ao arco do cupido.

Estimular a circulação facial

Dê beliscões largos nas maçãs do rosto, nas marcas de expressão e nas rugas (pescoço, ao redor dos olhos e do bigode chinês). Essa técnica ajuda a melhorar a circulação e oxigenação interna.

Rugas entre as sobrancelhas

Pressione essa região com a ponta do dedo e faça um movimento circular para relaxar a musculatura. Respire profundamente enquanto faz o exercício.

Compartilhe com seus amigos