Já reparou se alguma pessoa da sua família tem problema de varizes? Se a sua resposta for positiva, então é melhor você começar a se cuidar. Ainda de origem desconhecida, as varizes são um problema vascular hereditário muito comum nas pernas e pés e que pode causar desconforto, dores e inchaço. Sua ocorrência é mais comum em mulheres e em pessoas que passam muito tempo sentadas ou em pé, sem se movimentar.

O problema surge da seguinte forma: as veias dos membros inferiores do corpo que reconduzem o sangue ao coração após ter irrigado as pernas e os pés possuem válvulas internas responsáveis por impedir que o sangue retorne pela ação da gravidade. Quando, por algum motivo, essas válvulas deixam de funcionar com eficiência, o sangue empoça nas veias e provoca deformações, como inchaço e, em muitos casos, mudanças na sensibilidade da pele no local afetado.

Geralmente, o problema ocorre em veias superficiais, o que pode facilitar o tratamento, mas também pode afetar veias mais profundas. Os procedimentos mais utilizados são a aplicação de substâncias para necrosar a veia ou a total remoção cirúrgica. A melhor opção será apontada por um médico angiologista.

A consulta médica poderá se certificar se se trata apenas de um simples quadro de varizes ou se é um algum problema mais grave, como coágulos de sangue, bloqueio das veias, veias profundas danificadas, vasos sanguíneos anormais e ainda tumores.

Especialistas alertam que alguns fatores podem aumentar as chances do aparecimento de varizes, como período gestacional, excesso de peso, histórico familiar, sedentarismo, fístulas arteriovenosas etc.

Conheça alguns cuidados a serem tomados para evitar o surgimento de varizes:

  • Ficar parado em pé por muito tempo é altamente prejudicial. Procure se movimentar, para que a ação dos músculos ajude na circulação sanguínea;
  • Sempre que possível, eleve as pernas acima do nível do coração por alguns minutos para facilitar o retorno do sangue ao centro do corpo;
  • Use meias elásticas, de preferência vista-as logo ao acordar;
  • Use roupas confortáveis e fuja das calças muito apertadas que limitam os movimentos;
  • Caminhadas são um excelente exercício físico, fundamental para a prevenção das varizes.

Tratamento caseiro

Muitas pessoas preferem fazer uso de receitas caseiras quando o problema não está muito evoluído. Para isso, são utilizados medicamentos naturais, como a Novarrutina, composto por substâncias capazes de aliviar a dor e o inchaço das pernas. Outro tratamento bastante utilizado são as compressas com couve e com o chá de cardo-mariano, que, segundo os adeptos, diminui o inchaço e traz a sensação de bem-estar.

Mas como costumamos sempre relembrar em nossas matérias, a automedicação pode trazer sérios danos à saúde do paciente. Por isso, nunca aja sem o acompanhamento de um profissional médico.

Leia também

Projeto leva arte em domicílio para tratamento de Alzheimer

Pessoas com mais de 50 anos evitam denunciar assédio moral no trabalho

Compartilhe com seus amigos