Talvez você nunca tenha parado para pensar ou nem tenha considerado adotar o hábito de andar com os pés descalços em casa. Pois saiba que a prática de deixar o sapato encostado na porta ou guardadinho dentro do armário traz uma série de benefícios, que envolvem desde questões de saúde até a conquista de um maior bem-estar.


Para começar bem o dia, o Mundo Verde desenvolveu para você uma linha de produtos para um café da manhã completo e saudável. Clique aqui para saber mais.


Com ajuda dos especialistas Cristiane M. Maluf Martin, psicanalista; Elias Luiz Bispo IV, psicoterapeuta holístico e pesquisador metafísico; Vivian Wolff, coach de vida e carreira; e Virginia Gaia, coaching de relacionamento e especialista em ciências herméticas, listamos alguns motivos para você ficar com os pés descalços dentro de casa.

Por que ficar em casa com os pés descalços?

1. Garante a imunidade dos moradores

O principal motivo é bem óbvio: afastar do "lar, doce lar" todas as impurezas acumuladas na sola do sapato: poeira, lixo, resto de comida, dejetos de animais, chicletes, resíduos de cigarro, por exemplo. Junto disso tudo, mantém longe um tanto de bactérias, fungos e toxinas. Circular dentro de casa com o mesmo calçado utilizado para andar na rua leva essa lista indesejada facilmente para pisos e tapetes, podendo atingir quem mora ali.

2. Permite que os pés "respirem"

Ninguém, ou melhor, os pés não merecem ficar mais tempo do que o necessário espremidos em calçados nem sempre confortáveis, não é mesmo? Sem contar que o "ambiente" não é dos mais saudáveis – prova disso é o chulé, que é a eliminação de compostos químicos pelas bactérias que se alojam na base do corpo. Os pés precisam de movimento e condições para "respirarem".

3. Melhora a circulação sanguínea

Andar descalço aumenta o contato dos pés com o chão, estimulando bastante a circulação do sangue pelo organismo. Os benefícios se refletem em situações diversas, como na prevenção de varizes e no fortalecimento do sistema nervoso.

4. Alivia ansiedade e estresse

A prática médica alternativa da reflexologia fundamenta outro benefício: conforme pontos estratégicos na sola dos pés são pressionados, eles desprendem energias acumuladas que não fluem naturalmente, auxiliando principalmente na liberação de pontos tensionados de ansiedade e estresse.

5. Equilibra o ambiente e quem vive ali

Numa leitura holística, todo resíduo sutil carregado pelo sapato cria harmonia ou desarmonia em seu ambiente, sendo responsável pelo estado de bem-estar e equilíbrio físico, psíquico, mental, emocional e social dos que moram no imóvel. Dessa forma, o calçado vindo da rua pode trazer uma carga de emoções e sentimentos que não devem ser ignorados. Eliminá-lo permite a integração do físico com o espírito, através do contato das extremidades do corpo com o chão, que cria uma harmonia eletromagnética e amplia a consciência do corpo.

6. É um aviso para o cérebro

Entrar em casa e tirar os sapatos depois de um dia atribulado ajuda a organizar o relógio biológico. É como se fosse enviada uma mensagem para o cérebro de que as horas de trabalho acabaram e chegou o momento de descansar. Com isso, o cérebro se prepara para a próxima fase do dia, deixando as preocupações de lado, aumentando o estado de "presença" e proporcionando aquela sensação de relaxamento desejada.

Pés descalços. Foto: Fotos593/shutterstock


Cansado de sapatos que machucam? Conheça a linha de sapatos Usaflex, pioneira na fabricação de calçados de conforto e moda. Clique aqui.


7. Faz o corpo se expandir

Pense em exercícios e práticas como ioga, pilates e alongamento nas academias: todos são feitos sem tênis – no máximo, meias antiderrapantes. O ato de ficar com os pés descalços permite que, além de respirarem, os pés "sintam" o chão. Tal artifício também faz o corpo se expandir mais. Consequentemente, ajuda na harmonização.

8. A faxina dura mais

Outro benefício claro (mas que não pode ser ignorado) é bem prático: no dia a dia cada vez mais corrido, eliminar o uso de sapatos dentro de casa para andar com os pés descalços deixa o chão limpo por mais tempo, reduzindo o esforço para higienizar o imóvel a todo instante. Além disso, ajuda na manutenção do piso, que não sofre com riscos ou marcas dos calçados.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: