Talvez você nunca tenha parado para pensar ou nem tenha considerado adotar o hábito de andar com os pés descalços em casa. Pois saiba que a prática de deixar o sapato encostado na porta ou guardadinho dentro do armário traz uma série de benefícios, que envolvem desde questões de saúde até a conquista de um maior bem-estar.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Com ajuda dos especialistas Cristiane M. Maluf Martin, psicanalista; Elias Luiz Bispo IV, psicoterapeuta holístico e pesquisador metafísico; Vivian Wolff, coach de vida e carreira; e Virginia Gaia, coaching de relacionamento e especialista em ciências herméticas, listamos alguns motivos para você ficar com os pés descalços dentro de casa.

Por que ficar em casa com os pés descalços?

1. Garante a imunidade dos moradores

O principal motivo é bem óbvio: afastar do "lar, doce lar" todas as impurezas acumuladas na sola do sapato: poeira, lixo, resto de comida, dejetos de animais, chicletes, resíduos de cigarro, por exemplo. Junto disso tudo, mantém longe um tanto de bactérias, fungos e toxinas. Circular dentro de casa com o mesmo calçado utilizado para andar na rua leva essa lista indesejada facilmente para pisos e tapetes, podendo atingir quem mora ali.

2. Permite que os pés "respirem"

Ninguém, ou melhor, os pés não merecem ficar mais tempo do que o necessário espremidos em calçados nem sempre confortáveis, não é mesmo? Sem contar que o "ambiente" não é dos mais saudáveis – prova disso é o chulé, que é a eliminação de compostos químicos pelas bactérias que se alojam na base do corpo. Os pés precisam de movimento e condições para "respirarem".

3. Melhora a circulação sanguínea

Andar descalço aumenta o contato dos pés com o chão, estimulando bastante a circulação do sangue pelo organismo. Os benefícios se refletem em situações diversas, como na prevenção de varizes e no fortalecimento do sistema nervoso.

4. Alivia ansiedade e estresse

A prática médica alternativa da reflexologia fundamenta outro benefício: conforme pontos estratégicos na sola dos pés são pressionados, eles desprendem energias acumuladas que não fluem naturalmente, auxiliando principalmente na liberação de pontos tensionados de ansiedade e estresse.

5. Equilibra o ambiente e quem vive ali

Numa leitura holística, todo resíduo sutil carregado pelo sapato cria harmonia ou desarmonia em seu ambiente, sendo responsável pelo estado de bem-estar e equilíbrio físico, psíquico, mental, emocional e social dos que moram no imóvel. Dessa forma, o calçado vindo da rua pode trazer uma carga de emoções e sentimentos que não devem ser ignorados. Eliminá-lo permite a integração do físico com o espírito, através do contato das extremidades do corpo com o chão, que cria uma harmonia eletromagnética e amplia a consciência do corpo.

6. É um aviso para o cérebro

Entrar em casa e tirar os sapatos depois de um dia atribulado ajuda a organizar o relógio biológico. É como se fosse enviada uma mensagem para o cérebro de que as horas de trabalho acabaram e chegou o momento de descansar. Com isso, o cérebro se prepara para a próxima fase do dia, deixando as preocupações de lado, aumentando o estado de "presença" e proporcionando aquela sensação de relaxamento desejada.

Pés descalços. Foto: Fotos593/shutterstock


Cansado de sapatos que machucam? Conheça a linha de sapatos Usaflex, pioneira na fabricação de calçados de conforto e moda. Clique aqui.


7. Faz o corpo se expandir

Pense em exercícios e práticas como ioga, pilates e alongamento nas academias: todos são feitos sem tênis – no máximo, meias antiderrapantes. O ato de ficar com os pés descalços permite que, além de respirarem, os pés "sintam" o chão. Tal artifício também faz o corpo se expandir mais. Consequentemente, ajuda na harmonização.

8. A faxina dura mais

Outro benefício claro (mas que não pode ser ignorado) é bem prático: no dia a dia cada vez mais corrido, eliminar o uso de sapatos dentro de casa para andar com os pés descalços deixa o chão limpo por mais tempo, reduzindo o esforço para higienizar o imóvel a todo instante. Além disso, ajuda na manutenção do piso, que não sofre com riscos ou marcas dos calçados.

Compartilhe com seus amigos