Criado em 1922 pelo monge budista Mikao Usui, o Reiki é uma técnica japonesa de relaxamento do corpo e da mente, capaz de promover a cura. Sua prática é fundamentada na crença da existência de uma energia vital universal. A palavra Reiki é composta de duas palavras japonesas: Rei – “sabedoria divina ou o poder superior” – e Ki – “energia vital”. Desta forma, seus adeptos acreditam que essa energia possa ser espiritualmente guiada através da imposição de mãos sobre outra pessoa para promover a cura, não apenas de moléstias físicas, mas também de maus hábitos, distúrbios emocionais e mentais em geral.

Embora considerada uma prática espiritual, seus praticantes não precisam ser necessariamente budistas ou membros de qualquer outra religião para aplicar o Reiki. Basta estar gozando de boas condições de saúde física e mental para que, durante a sessão de terapia, prevaleça a boa intenção e o desejo profundo de proporcionar, ao paciente, os benefícios do Reiki. Mas vale lembrar que, para isso, é necessária uma formação específica e muito preparo.

Conheça os cursos gratuitos que o Instituto de Longevidade oferece a você que tem mais de 50 anos e mantenha-se atualizado para o mercado de trabalho. Clique aqui! 

O terapeuta Paulo Zardo desde 2002 se dedica à prática de ministrar Reiki. Segundo ele, o Reiki é uma técnica de harmonização energética para tratar tanto problemas orgânicos quanto psicológicos, a causa e os sintomas. “O Reiki Tradicional Usui Tibetano é um caminho iniciático dividido em 3 níveis e mais o mestrado. Sua principal finalidade é o auto tratamento mas podemos tratar de outras pessoas, animais, plantas e até ambientes, de forma presencial ou a distância”, explica o terapeuta.

Ele alerta que o Reiki não substitui a medicina convencional, mas serve como um importante complemento. “Inclusive é recomendado pela Organização Mundial de Saúde”, pontua.

As sessões duram em média 1 hora, mas Zardo conta que, dependendo da gravidade, um tratamento pode durar até 6 meses. Os resultados? Podem ser surpreendentes, garante o terapeuta.

Em média, uma sessão pode custar entre R$100 e R$150.

A formação em Reiki

Zardo explica que, no primeiro nível, o aluno aprende a se auto aplicar e também a aplicar Reiki em outras pessoas. Depois de 1 mês, o aluno poderá realizar o segundo nível, no qual aprenderá a enviar o tratamento a distância e para várias pessoas e situações. O terceiro nível é realizado geralmente 4 meses após o segundo, e o aprendizado será sobre cirurgias energéticas e o envio de Reiki a todo o planeta e a grandes multidões. O mestrado deve ser feito após 6 meses após o nível 3.

“Qualquer pessoa a partir de 5 anos de idade pode fazer os cursos de formação em Terapeuta Reiki. É uma técnica simples, segura e qualquer um poderá aprender”, esclarece o terapeuta. E faz questão de enfatizar: “Não se trata de uma religião, mas simplesmente uma técnica”.

Como é uma sessão de Reiki?

Como já foi explicado, o terapeuta irá canalizar energias através da imposição das mãos nos centros de força do paciente, também conhecidos como chakras.

Localizados no alto da cabeça (coronário), na testa (frontal), na garganta (laríngeo), no peito (cardíaco), no umbigo (umbilical) e na região sexual (básico), um a um, os chakras serão estimulados através da energia vital emanada pelas mãos do terapeuta.

Não é necessário o uso de roupas especiais, nem muito menos que o paciente se dispa delas. A única exigência é que o paciente esteja descanso.

Os 5 princípios do Reiki

1º princípio: Só por hoje, não fique com raiva

Comece a trabalhar seu autoconhecimento para descobrir de onde vem a sua raiva. Por ser uma energia profundamente negativa, ela é um bloqueio para que você canalize as boas energias durante o tratamento. A prática ao respeito à diversidade é um bom exercício para aprender a controlar e até mesmo se livrar da raiva. Compreender que as pessoas são diferentes e que se encontram em níveis diferentes de aprendizado ajuda a lidar com as limitações do outro.

2º princípio: Só por hoje, não fique preocupado

Lembre-se sempre de que para tudo o que acontece em nossa vida existe uma razão e um porquê. Não lamente o passado nem anseie o futuro. Só o que importa é o presente e o que faremos com ele. Confie em si, acredite que o universo sempre traz as respostas que precisamos.

3º princípio – Só por hoje, agradeça as graças recebidas

Muitas vezes, em nossas orações, pedimos por aquilo que não temos e quase sempre nos esquecemos de agradecer por tudo o que já temos. A gratidão é um dos mais belos sentimentos e vem acompanhada de uma energia transformadora. Somente o verdadeiro sentimento de gratidão poderá atrair abundância em todos os sentidos.

4º princípio – Só por hoje, seja honesto e dedicado

Recebemos de volta tudo aquilo que dedicamos ao próximo. A dedicação e a caridade nos banham de luz e nos fortalecem o espírito. Ser honesto com o próximo significa ser honesto consigo mesmo.

5º princípio – Só por hoje, seja gentil e mostre gratidão com todos os seres vivos

“O amor em ação”, assim é definida a gentileza. Gentileza gera gentileza, já dizia o poeta. Baseados na Lei do Retorno, colheremos tudo o que por nós for plantado. Por isso plante gentileza e agradeça sempre. Esses exercícios diários nos levam ao autoconhecimento.

Leia também

Saiba o que comer entre as refeições para matar a fome e manter a saúde - clique aqui!

Mente sã em corpo são: conheça os benefícios do yoga na velhice - clique aqui!

Compartilhe com seus amigos