Não se fala em outra coisa: quando o assunto diz respeito a cuidados com a pele, a rotina de beleza seguida pelas coreanas, conhecida no mundo inteiro como k-beauty (k de korean; beauty de beleza), é a sensação da vez. O ritual combina 10 passos, ou melhor, 10 produtos diferentes, e promove resultados considerados muito satisfatórios.

"Essa rotina é interessante pois utiliza agentes que estimulam a produção de colágeno, importantes para a pele das pessoas acima dos 50, que tende a ficar mais ressecada e enrugada", opina Monica Batista, biomédica esteta, do Rio de Janeiro.

É difícil seguir à risca a k-beauty, já que inclui produto comercializado exclusivamente no outro lado do mundo. Mas as empresas estão descobrindo o potencial brasileiro – Missha e LG Household & Health Care (sim, a mesma dos eletrônicos, que detém marcas como Ohui, Seagram’s, su:m37º e The Face Shop) são duas das que estão estendendo tentáculos em território nacional.

Não achou algum produto para montar a sua rotina? Sem problemas. É possível copiar o roteiro e adaptar os itens conforme características e necessidades individuais.

"O ideal é sempre usar os produtos recomendados para cada tipo de pele. As oleosas devem priorizar aqueles com efeito detox e livres de óleos, os chamados oil-free. As secas precisam dos ricos em hidratação, como amêndoa e argan, entre outros, assim como a pele normal, que também necessita de produtos balanceados", comenta Monica.

A seguir, explicamos cada passo da k-beauty, incluindo a frequência de cada um, já que nem todos devem ser seguidos diariamente.

  1.  Limpeza de pele (com demaquilante à base de óleo)

Com clima tropical, a pele da brasileira se revela mais oleosa. Entretanto, com o avanço da idade, tende a se tornar seca, segundo Isabela Dias, fisioterapeuta dermatofuncional, professora e coordenadora do curso superior em Estética e Cosmética do Centro Universitário Newton Paiva. "Óleos de limpeza servem para retirar a maquiagem e resíduos de impurezas na pele. É diferente do óleo mineral: não impregna na pele e é todo removido após o enxágue. Essa etapa é de extrema importância, já que nem sempre o sabonete é capaz de remover o pigmento da maquiagem", afirma. Deve ser repetida diariamente, toda noite, como primeiro passo do ritual de beleza.

  1.  Limpeza de pele (com sabonete ou espuma)

Double cleansing (ou dupla limpeza) é o nome dado às duas primeiras etapas. Se o passo 1 remove pigmentos e excessos de resíduos, o 2 retira o óleo excedente e os possíveis resquícios de poluição. Prefira sabonetes específicos para o tipo de pele ou, se optar por espuma (mais comum entre as coreanas), dê preferência a produtos à base de água, com efeito hidratante. Deve ser feito pela manhã e à noite.

  1.  Esfoliação

Esfoliar o rosto pelo menos uma vez por semana (ou, no máximo, duas vezes, em caso de pele normal) ajuda a eliminar as células mortas e a renovar a camada da cútis. "Se o esfoliante for aliado a um creme à base de ácido, acaba sendo mais agressivo que o comum. Nesse caso, o recomendado é usar a cada 15 dias", diz Monica. E a indicação do produto precisa ser feita por um dermatologista.

  1.  Tonificação facial

Nesta etapa, o tônico facial complementa a limpeza e é responsável pela regulação do pH da pele, favorecendo a absorção dos ativos que serão adotados na sequência. Pode ser aplicado duas vezes ao dia (manhã e noite), após a limpeza da pele, sem necessidade de ser removido. "Dê preferência a produtos que não contenham álcool na composição e tenham embalagem em spray. Assim, é só borrifar e dar 'batidinhas' com o dedo no rosto", ensina Isabela.

  1.  Essência

Essa etapa é tipicamente coreana, pois não existe produto brasileiro com função equivalente – é uma espécie de óleo essencial com sérum, que serve para hidratar, acalmar, reparar e dar mais viço à pele. "Um bom óleo de amêndoa pode substituir a essência e ser usado diariamente", sugere a biomédica Monica.


Que tal fazer um curso de inglês básico? O Instituto de Longevidade oferece um programa gratuito para quem tem mais de 50 anos. Saiba mais.


  1.  Sérum

A proposta é tratar as possíveis disfunções da pele. Como lembra Isabela, o sérum deve ser escolhido conforme a necessidade pessoal, podendo ser voltado desde a tratamentos para acne até a preenchimento cutâneo. "O produto costuma ser mais leve e com alta concentração de ativos, que agirão na camada mais profunda da pele. Essa etapa também é feita duas vezes ao dia, pela manhã e à noite", pontua.

  1.  Máscara facial

Outra mania asiática que está invadindo a penteadeira das brasileiras inclui as sheet masks (algo como máscaras de folha) na rotina coreana. Servem para limpar e tonificar a pele uma vez por semana. Algumas também têm o efeito esfoliante. Práticas, há diferentes opções no mercado, variando conforme as necessidades individuais. "Indico como opção a máscara de aloe vera, como é conhecida a babosa, que é rica em colágeno e adstringentes naturais", acrescenta Monica.

  1.  Creme para área dos olhos

A região pede cuidados extras, já que a derme é mais fina e com tendência a enrugar – os famigerados pés de galinha confirmam. Usar produto específico para essa área ajuda a reduzir os sinais de envelhecimento, disfarçar as linhas já formadas, diminuir o inchaço e promover o preenchimento. Pode ser aplicado diariamente, pela manhã e à noite.

  1.  Hidratação facial

A penúltima fase da rotina coreana visa repor os níveis de água e ajuda a selar a pele dos radicais livres. O hidratante deve ser escolhido segundo o tipo de derme e objetivo desejado. "Como nossa pele tende a ser mais oleosa, o ideal são produtos à base de sérum, gel-creme ou até mesmo um creme que seja oil-free", indica Isabela. A biomédica Monica sugere opções com antissinais para qualquer pessoa com mais de 40 anos. Pode ser aplicado diariamente, pela manhã e à noite.

  1.  Proteção solar

O último e não menos importante passo envolve o protetor solar, fundamental para inibir a ação dos raios UVA e UVB e das luzes frias, como de escritório, celular e computador, que também queimam a pele. A etapa deve ser repetida ao longo do dia (a cada 3 horas, mais ou menos, ou sempre que transpirar muito).

Leia também:

Especialistas ensinam como cuidar da pele depois dos 50 anos

Beleza se põe à mesa: conheça 7 alimentos que fazem bem à pele

Compartilhe com seus amigos