A longa trajetória entre a dor crônica e o diagnóstico é um desafio comum na vida de pacientes com fibromialgia, uma síndrome relativamente comum, mas de grande complexidade. A doença causa dores intensas em vários pontos do corpo, e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada à disfunção do sistema nervoso central que provoca insuficiência aos mecanismos supressores da dor.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o problema afeta 3% da população brasileira, especialmente mulheres na faixa dos 30 aos 55 anos. No entanto, a doença também pode acometer crianças, adolescentes e idosos de ambos os sexos.

Recentemente, um estudo publicado pela revista turca Agri Pain mostrou a prevalência da doença em 31% das pessoas entre 65 e 80 anos. Dessa forma, o tratamento correto é ainda mais importante nessa idade, já que as dores podem causar um grande impacto na qualidade de vida dos mais velhos.

Causas da Fibromialgia

De acordo com a reumatologista Luciana Feitosa Muniz, do Hospital Sírio Libanês, não há uma causa definida para o surgimento da fibromialgia. Porém, existem alguns fatores relacionados ao seu desenvolvimento, como predisposição genética e questões ambientais.

A fibromialgia é muito frequente em pessoas da mesma família, o que pode ser um indício de que algumas mutações genéticas podem desencadear a síndrome. É possível também que a doença seja provocada por traumas físicos ou emocionais. Fatores como sedentarismo, ansiedade, depressão e distúrbios do sono também podem estar ligados ao problema.

Sintomas 

  • Dor em diversas partes do corpo;
  • Cansaço mesmo após dormir por longos períodos;
  • Problemas de memória e dificuldades de concentração;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Formigamentos no corpo;
  • Distúrbios do sono: além da dificuldade para dormir por causa da dor, muitos pacientes apresentam outros problemas, como a apneia.
  • Sensibilidade ao toque: um abraço ou aperto de mão podem ser dolorosos.

FibromialgiaFonte: Wikipedia

Diagnóstico

O diagnóstico da fibromialgia é realizado durante o exame físico, localizando os pontos de dor no corpo. Como os sintomas de uma pessoa com fibromialgia são bastante semelhantes a outras doenças, é normal que seu diagnóstico seja mais lento e trabalhoso. Luciana lembra que é comum a equipe médica solicitar exames complementares.

Tratamento da Fibromialgia 

A doença não tem cura, mas o tratamento correto pode aliviar as dores consideravelmente. Segundo a reumatologista, o tratamento mais indicado é feito com medicamentos como antidepressivos, ansiolíticos, analgésicos e relaxantes musculares. Além disso, recomenda-se também o uso da acupuntura, da psicoterapia e da meditação.

É importante ressaltar também que os exercícios físicos são fundamentais no tratamento da fibromialgia, pois liberam substâncias que ajudam a controlar a dor. Luciana lembra que é normal sentir um incômodo na fase de adaptação das atividades físicas, mas é importante não desistir. “Por isso, é recomendado começar com exercícios leves em posições confortáveis e com progressão gradual ao longo de cada semana”, conclui.

Pilates, hidroginástica, yoga, tai chi e até mesmo musculação são grandes aliados no tratamento da patologia, mas é preciso também manter uma alimentação equilibrada assim como outros hábitos saudáveis.

Novo aparelho promete aliviar as dores da fibromialgia 

As pessoas que sofrem com fibromialgia terão à disposição, a partir de agosto de 2019, um novo aparelho de terapia fotodinâmica que promete controlar os sintomas da doença. Ele emite simultaneamente um laser de baixa intensidade e ultrassom terapêutico. As aplicações de luz serão feitas diretamente nas palmas das mãos em cerca de três minutos. Em dez sessões, o dispositivo pode melhorar também os sintomas de outras doenças, como a artrite e artrose.

O aparelho foi criado por pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo do grupo foi focar na fibromialgia a partir da palma da mão, em vez de pontos de dor espalhados pelo corpo.

Compartilhe com seus amigos