Existe uma “epidemia silenciosa” em curso que acomete 120 mil pessoas no Brasil e 195 milhões no mundo, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia: a doença renal crônica. Apesar de não dar sinais, ela é provocada por dois problemas bem conhecidos dos brasileiros: diabetes e hipertensão.

O alerta é do nefrologista Marcos Vieira, presidente da Fundação Pró-Rim: “Essas doenças, em geral, levam mais de dez anos para atingir os rins e podem levar à perda progressiva e irreversível das funções renais.”

Mas não são só elas as vilãs. O uso indiscriminado de remédios – especialmente anti-inflamatórios, bem como alguns tipos de antibióticos e complexos vitamínicos – também pode acometer a função dos rins, explica o especialista. “Tabagismo e obesidade são outros agravantes.”

A receita para combater esse mal é conhecida: “É muito importante ter uma vida mais saudável, praticando exercícios físicos e manter uma dieta equilibrada.”


Por isso, ressalta, atitudes simples, como controlar o consumo de sal e açúcar, não fumar e realizar periodicamente exames de urina, glicemia e creatinina podem prevenir essas doenças ou ainda mantê-las sob controle, para evitar que levem também a lesão nos rins.

Com o aumento da expectativa de vida da população, pontua Marcos, vem crescendo também o número de idosos que desenvolvem o risco de doença renal crônica. “Esse percentual pode variar de 30% a 50% em pessoas com mais de 65 anos.”

10 dicas para ter rins saudáveis na terceira idade

  • Beba água diariamente
  • Mantenha o peso saudável
  • Controle o diabetes
  • Acompanhe a pressão arterial
  • Evite o excesso de sal na alimentação
  • Tenha uma alimentação equilibrada
  • Pratique regularmente exercícios físicos
  • Não use medicamentos sem orientação médica
  • Não fume
  • Faça exames preventivos: urina e creatinina

Sintomas da doença renal crônica

Para detectar a doença renal crônica, o especialista recomenda realizar periodicamente exames de sangue e urina e medir a pressão arterial, em especial entre a população de risco: diabéticos, hipertensos e maiores de 65 anos.

O comprometimento na capacidade do rim de filtrar o sangue é identificado pelos níveis de creatinina ou pela presença de proteína na urina, que são revelados pelo exame comum de urina ou pelo de urina 24 horas.

“Trata-se de uma doença com poucos sintomas, mas, entre eles, estão acordar diversas vezes para ir ao banheiro, inchaço nas pernas e, já no estágio final, anemia, falta de apetite, náuseas e vômitos”, enumera.

De acordo com o nefrologista, “existem muitas possibilidades terapêuticas em pacientes com idade avançada, porém é de extrema importância o diagnóstico precoce e medidas de prevenção para evitar o avanço da doença”.

 

Estágios da doença renal crônica

A doença renal crônica se apresenta em cinco estágios. “No 1, o rim ainda tem uma filtração absolutamente normal, mas o paciente apresenta perda de proteínas pela urina ou tem uma alteração no exame de ultrassom.”

Entre o 1 e o 5, diz, ocorre a perda da função renal, “sendo que, no último estágio, o paciente tem menos de 15% de filtração dos rins e necessita de hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante.”

Leia também:

Escapou e molhou a roupa? Incontinência urinária tem solução

Dor na lombar é mais comum do que se imagina

Compartilhe com seus amigos