Mais do que uma rotina de cremes e tratamentos estéticos para dar novo viço ao rosto e ao corpo, cuidar da pele depois dos 50 anos de idade exige algumas mudanças de comportamento. 

“As rugas não podem ser evitadas, mas é possível adiar seu aparecimento e prevenir o envelhecimento precoce da pele adotando alguns hábitos”, diz Fabio Campos Leonel, médico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Ao envelhecer, explica o geriatra, a pele perde componentes essenciais, o que a torna mais frágil. “Ela se torna mais fina e perde gordura e também capacidade de renovação celular e de produção de colágeno e elastina, que ajudam a mantê-la firme.” 

E não para por aí. “As glândulas sebáceas, responsáveis por produzir uma gordura protetora, também sofrem alterações: ficam menos ativas e lubrificam menos a pele, o que a torna mais seca e quebradiça.”

Veja como cuidar da pele depois dos 50 anos

Use protetor solar com FPS igual ou maior de 30

“A exposição ao sol influencia mais no envelhecimento da pele do que a própria idade”, alerta Leonel, que indica o uso diário de filtro solar. E explica: “A luz – principalmente a ultravioleta- UV –, que interage com as células de pele, gera radicais livres altamente reativos.


Outro cuidado importante a se ter após os 50 anos é com a prevenção de quedas. Você sabia que entre 2000 e 2019 as quedas causaram a morte de 15 mil idosos no Brasil. Clique aqui e descubra como se prevenir.


Estes, em excesso, causam lesões celulares. Quanto mais dano eles causam, maior a chance de desenvolvimento de rugas e doenças, incluindo 90% dos cânceres de pele”. Mas nem por isso ele deve ser demonizado. “Devemos sim tomar sol antes das 10h e depois das 16h, porque ele é fundamental para o metabolismo da vitamina D.”

Beba muita água

“A hidratação é fundamental no cuidado com a pele”, diz o geriatra, que recomenda a ingestão de seis a oito copos por dia para evitar o ressecamento e deixá-la “com aspecto mais bonito e saudável”.

Tenha uma alimentação balanceada

Alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, como frutas, legumes e verduras, são a receita para uma pele saudável. Por outro lado, o açúcar deve ser consumido com moderação. “Em excesso, ele é responsável por outro processo de envelhecimento celular, chamado glicação [quando uma molécula de glicose se une com uma de proteína, como colágeno e elastina]. Com isso, ela perde a elasticidade e o tônus, promovendo a formação de rugas.”

Abandone o sedentarismo 

Além de muitos benefícios para o corpo e para a mente, a prática de atividades físicas melhora a circulação sanguínea da pele e ajuda no metabolismo. “Além disso, combate a flacidez, a celulite e a gordura localizada”, lista.

Proteja-se da poluição

Os gases nocivos encontrados no ar poluído formam uma película de toxinas que é absorvida pela pele, aumentando as reações de oxidação – processo natural que acontece no organismo, mas que envelhece as células – e a formação de radicais livres. “Por isso é importante proteger a pele diariamente, aplicando protetor solar e hidratante e fazendo a higienização para eliminar as impurezas.”

Pare de fumar

“Cada cigarro diminui a oxigenação da pele por 90 minutos. Resultado: a pele fica grossa e amarelada, por causa da nicotina, sem viço e opaca”, diz Leonel. Além dos problemas que causa à saúde, ele também provoca distúrbios no metabolismo e acelera a perda de colágeno, célula responsável por dar sustentação e elasticidade à pele, favorecendo a flacidez. “O ato de fumar provoca rugas ao redor dos lábios e ao redor dos olhos, já que o fumante fecha os olhos parcialmente para protegê-los da fumaça.”

Tratamentos

A boa notícia é que existem outros aliados eficazes para cuidar da pele depois dos 50 anos. “Há vários tratamentos que ajudam a combater a flacidez, como a radiofrequência corporal e facial, além de cosméticos, como os feitos à base de ácido hialurônico e vitamina C, que são ótimos estimulantes de colágeno”, diz a biomédica Monica Batista, que tem especialização em Harvard.

Os antioxidantes ajudam a prevenir a destruição do colágeno pelos radicais livres e estimulam a produção de novas fibras, tendo assim uma ação corretora, além da preventiva, explica. “Dessa forma, a vitamina C evita as rugas, a flacidez da pele e, consequentemente, o surgimento de novos sinais do envelhecimento. E também auxilia no clareamento de manchas, causadas pela produção excessiva de melanina, deixando a pele mais luminosa, uniforme e viçosa.”

Mas é sempre bom lembrar: antes de comprar um cosmético ou agendar um tratamento estético, consulte um dermatologista ou um geriatra, que irão indicar o mais específico para a sua pele.

Compartilhe com seus amigos