Zonas azuis são regiões nas quais vivem as pessoas mais longevas. Essas pequenas comunidades isoladas têm uma proporção de centenários – indivíduos com mais de 100 anos – muito acima da média mundial. Talvez mais interessante ainda seja que essas regiões possuem idosos com índices baixíssimos das principais doenças associadas à idade como câncer, doenças cardiovasculares, metabólicas e neurodegenerativas.

O nome zonas azuis vem dos estudos iniciais dos demógrafos Gianni Pes e Michel Poulain, que na década de 90 usaram uma caneta azul para circular no mapa a região da Sardenha, na qual descreveram a primeira zona azul. Desde então, Dan Buttner tem liderado pesquisadores de várias áreas e estudado os hábitos de vida dessas comunidades.

ONDE ESTÃO AS ZONAS AZUIS?

A primeira zona azul a ser descrita fica na região central da Sardenha, ilha na costa da Itália. Nela a proporção de centenários é 10 vezes maior do que na população mundial e é lá que vivem os homens mais longevos.

Sardenha, na Itália. Crédito: Shutterstock

A ilha Okinawa faz parte de um arquipélago no extremo sul do Japão. O nome, que quer dizer “corda no mar aberto”, é uma descrição adequada para a série de ilhas formando uma linha isolada no mar da China. Ali vivem as mulheres mais longevas do mundo e a proporção de centenários é uma das maiores já descritas.

Vilarejo no arquipélago de Okinawa, Japão. Crédito: Shutterstock

Na Península de Nicoya, na costa do pacífico da Costa Rica, na América Central, fica um vilarejo chamado Hojancha, descrito como zona azul. Nessa região, isolada por seu difícil acesso e geografia acidentada, vivem descendentes da etnia indígena Chorotega, cuja longevidade pode ser comprovada graças ao eficiente sistema de registros que o país mantém desde o século 19.

Embora não seja geograficamente isolada como as demais regiões, a zona azul de Loma Linda, perto de Los Angeles, na Califórnia, é uma ilha graças ao perfil muito peculiar de sua população. Ali uma comunidade de adventistas vive em média 10 anos a mais do que a população vizinha.

A mais recente zona azul a integrar a lista fica na ilha de Ikaria, na Grécia, próxima da costa da Turquia. Além dos centenários, vive ali uma população que ultrapassa os 90 anos sem sinais de demência ou depressão.

Ilha de Ikaria, na Grécia, reconhecida como a mais nova zona azul. Crédito: Shutterstock

O QUE ESTAS ZONAS TÊM EM COMUM?

As comunidades que vivem nessas regiões se mantiveram isoladas e conservaram costumes tradicionais e saudáveis. Embora em diferentes continentes e com perfil genético distinto, as zonas azuis compartilham hábitos que os pesquisadores acreditam ser responsáveis por sua longevidade:

Nas zonas azuis, a alimentação é baseada em vegetais. Carne é um ingrediente ocasional e grãos são parte central da dieta.

Além disso, nessas comunidades come-se moderadamente e após o jantar se permanece muitas horas sem comer até a manhã seguinte. Em quatro das cinco zonas bebe-se vinho moderadamente.

Os centenários dessas zonas viveram vidas simples. Continuam sendo fisicamente ativos e cultivam hábitos que fazem com que estejam em constante movimento, seja trabalhando no campo ou cuidado do jardim. Como benefício adicional, têm a exposição ao sol.

O segredo da longevidade nessas zonas vai além da combinação de alimentação e atividade física e inclui aspectos comportamentais e afetivos.

Uma atitude positiva em relação à vida e aos seus desafios é constante nessas zonas, que adotam diferentes estratégias para combater o estresse como sestear ou congregar, rezando ou visitando os vizinhos.

Além da interação diária com a família com quem vivem, os membros dessas comunidades mantêm uma rede social ativa na qual os centenários são valorizados por sua experiência e desempenham um papel central.

Uma motivação clara para começarem o dia parece o ingrediente final, chamado por nomes diferentes, como “ikigai” para os nativos de Okinawa, ou “plan de vida” para os costarriquenses.

Embora não haja garantia de que incorporando os hábitos dessas comunidades você vá viver mais de 100 anos, certamente terá benefícios para sua saúde e bem estar.

Compartilhe com seus amigos