“Mas quando eu canto a beleza
Que ainda iremos fazer
Sem desprezar a riqueza
Fortaleza, eu só penso em você”

Fortaleza está completando 292 anos desde de sua fundação e, como previu Fagner em sua canção, nos últimos anos, a cidade está alcançando um bom desenvolvimento em campos como econômico e social. Uma das cidades mais populosas e com a economia mais desenvolvida da região Nordeste, a Loira Desposada do Sol, como é conhecida, tem muito o que comemorar neste aniversário.

Dona de uma história muito rica, conta com uma série de eventos como a colonização holandesa e a abolição da escravidão quatro anos antes da Lei Áurea, por Chico Matilde, dono da jangada “Dragão do Mar”, que dá nome a um dos principais pontos turísticos da cidade. Além disso, Fortaleza é terra natal de figuras importantes da história, da literatura e das artes brasileiras como Don Helder Câmara, os escritores Rachel Queiroz e José de Alencar e o comediante Chico Anysio.


Visite o site do IDL e conheça todos os dados sobre Fortaleza.


Atualmente, a cidade é um polo econômico, turístico e cultural da região, atraindo turistas de todo o Brasil para suas belas praias e sendo considerada o segundo destino mais desejado do país. Os turistas que visitam Fortaleza podem se encantar com as manifestações da cultura local como os centros de rendeiras espalhados pela região metropolitana, o Theatro José de Alencar ou centro cultural Dragão do Mar e também se deliciar no fim da tarde com uma caranguejada típica das barracas nas praias da cidade.

Mas quando o assunto é o bem-estar de seus cidadãos, especialmente os mais velhos, Fortaleza ainda tem pontos a melhorar. Segundo as análises do IDL, a cidade apresentou resultados insatisfatórios nas variáveis Habitação, Educação e Trabalho e Indicadores Gerais. Dentre os indicadores que precisam ser trabalhados estão o número de condomínios residenciais para idosos, quantidade de instituições de ensino superior e o acesso a elas, bem como a taxa de desemprego.

Apesar de ter obtido um resultado geral que precisa ser aprimorado, Fortaleza também emplacou boas avaliações em alguns indicadores dentro das variáveis “Cuidados com a Saúde”, “Bem-Estar e Cultura” e “Engajamento” do IDL como o número de hospitais filiados a escolas médicas, incidência de hipertensão arterial na população e o número de casamento de idosos. Mesmo com esses pontos positivos, é necessário que as iniciativas em políticas públicas na cidade busquem atender melhor à população e que a sociedade cobre as autoridades e representantes públicos por melhorias.

Por tantas histórias e acontecimentos importantes para o país inteiro, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon deseja a Fortaleza os seus mais sinceros parabéns! Uma cidade que vem realizando diversos trabalhos em busca de seu desenvolvimento deve ser enaltecida e estimulada por seus feitos que já foram alcançados e que ainda estão por vir.

Leia também

Quer viver mais de 100? Viva numa zona azul

Melhores cidades pequenas para envelhecer

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu email. Inscreva-se: