Na data em que se comemora o Dia do Cacau, a equipe do Portal do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon traz, para os amantes do chocolate, uma excelente notícia. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) apresentaram, recentemente, o resultado de um delicioso estudo. No laboratório de Engenharia de Alimentos, as especialistas Marluci Palazzolli da Silva e Carmem Fávaro Trindade criaram um tipo de chocolate capaz de ajudar na prevenção ao câncer de intestino.

À já tradicional receita, os pesquisadores adicionaram probióticos, os famosos lactobacilos vivos, que ajudam na redução da incidência de doenças inflamatórios e de câncer de cólon, melhorando também os sistemas digestivo e imunológico. O resultado disso foi um produto delicioso e muito saudável.

A pesquisa levou dois anos para ser concluída. As especialistas utilizaram um processo conhecido como microencapsulação dos lactobacilos vivos, que protege esses micro-organismos na hora da fabricação do chocolate e durante a passagem pelo estômago, garantindo que eles cheguem vivos ao intestino, onde serão liberados para atuar.

Não satisfeitos com os excelentes resultados, as pesquisadoras desenvolveram um segundo produto; este, livre de lactose. A notícia caiu como uma luva na vida de pessoas que sofrem com intolerância a produtos derivados do leite.

Ao final da pesquisa, 100 voluntários foram convidados para testar pontos do produto, como coloração, aroma, textura e sabor. O resultado foi unânime: o novo produto é sim uma delícia, e em nada deixa a desejar.

Concluído o trabalho, os pesquisadores agora buscam parcerias com fabricantes para levar o produto às prateleiras dos supermercados de todo o país.

Em maio do ano passado, um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Harvard mostrou os benefícios do chocolate ao coração. Segundo o estudo, publicado na revista científica Heart, o consumo moderado do alimento reduz os riscos de uma arritmia cardíaca.

 
A origem do Dia do Cacau

A data foi criada por iniciativa do deputado Atayde Armani (DEM-ES) e tem o objetivo de promover um debate que traga soluções para de proteção aos cacaueiros dos estados do Espírito Santo e Bahia.

 
Leia também

Queijo pode causar dependência, aponta estudo

10 benefícios da pimenta na sua alimentação

Compartilhe com seus amigos