Apenas um gesto afetuoso dirigido a um animal de estimação já desencadeia uma resposta imediata no corpo humano. De acordo com pesquisas, essa conexão proporciona vantagens para o bem-estar físico e emocional das pessoas. Os efeitos incluem a diminuição da pressão arterial, a regulação da hipertensão e a redução do estresse. A boa companhia dos pets é uma alternativa para deixar a vida mais leve e ajudar no envelhecimento saudável.

De acordo com Dr. Rodrigo César Schiocchet da Costa, geriatra da Cora Residencial Senior, "hoje sabemos que o animal de estimação melhora vários aspectos da saúde do idoso. Os ganhos são percebidos no humor, na memória, na socialização. Até mesmo no melhor controle de doenças crônicas, como a pressão alta e o diabetes. A literatura médica mostra que idosos que têm contato com animais são mais funcionais e independentes. Isso reforça a importância dessa relação tão especial.”

A Cora Residencial Senior, para deixar a vida de pessoas idosas mais alegre, conta com o projeto Pet Terapia. Sendo a maior rede de instituições de longa permanência para idosos da América Latina, a organização entende e vê potencial em uma intervenção terapêutica com a companhia dos pets. Uma maneira de auxiliar na promoção do bem-estar físico e emocional. 

Companhia dos pets pode ser terapêutica 

Outra vantagem da companhia dos pets é a promoção das atividades físicas, como os passeios e as brincadeiras com os cães. Isso é o que revelou a pesquisa realizada no Reino Unido e divulgada em agosto de 2017 no Journal of Epidemiology and Community Health. Segundo o estudo, apesar da inclinação ao sedentarismo, os idosos que compartilham suas vidas com cachorros tendem a se engajar em exercícios com maior regularidade.

Para além do aumento do bem-estar, a terapia com animais de estimação promove a saúde emocional, física, social e cognitiva. Uma pesquisa publicada em 2017, na Revista de Medicina, indicou que o animal de estimação é “o principal agente da terapia e que funciona como ponte de ligação entre o tratamento e o idoso”. Conforme esse estudo, os pets auxiliam na diminuição do estresse e da ansiedade, fatores que influenciam no surgimento de doenças cardiovasculares.

Ainda, a companhia dos pets ajuda no combate à solidão. Um estudo conduzido pela Universidade de Michigan, em 2019, constatou que a convivência com animais de estimação contribui para um processo de envelhecimento mais positivo e com maior qualidade de vida. 

A pesquisa contou com um grupo de participantes composto por 2 mil indivíduos entre 50 e 80 anos de idade. Os resultados revelaram que 90% daqueles que possuem cães, gatos ou pássaros afirmaram que a presença dos animais auxilia a desfrutar a vida de maneira mais plena. Ao mesmo tempo, experimentam uma sensação de afeto.

Além disso, 80% dos participantes asseguraram que seus animais de estimação contribuem para a diminuição dos níveis de estresse. Mais de 60% das pessoas que possuem a companhia dos pets relataram que os animais têm uma relevância significativa quando se trata de enfrentar questões como depressão, isolamento social e solidão.

Um homem idoso feliz segurando o seu cachorro. Imagem para ilustrar a matéria sobre companhia dos pets. Crédito: Krakenimages.com/Shutterstock

Mas é preciso ter cuidado com os pets

A convivência com os animais de estimação não apresenta contraindicações, mas requer certas precauções. Por exemplo, se alguém sofre de uma doença respiratória mais avançada, a presença de pelos pode ocasionalmente desencadear alergias ou acessos de tosse. Além disso, considerando que os idosos possuem uma pele mais delicada, é importante manter as unhas dos animais sempre bem aparadas para evitar arranhões.

Benefício da companhia dos pets

  1. Fomenta a interação social e supera o isolamento;
  2. A companhia de pets reduz a frequência cardíaca e a pressão arterial;
  3. Contribui no enfrentamento do estresse e da depressão;
  4. Estimula a prática de atividades físicas, incluindo passeios e brincadeiras;
  5. Oferece alegria e companhia;
  6. Desperta memórias positivas e proporciona apoio emocional aos idosos;
  7. Eleva o ânimo através da liberação de endorfinas, induzindo relaxamento e sensação de conforto;
  8. Reforça o sistema imunológico.

Ao adotar as precauções necessárias, os ganhos são enormes. Cuidar de outra criatura confere um propósito à existência. A companhia dos pets proporciona diariamente alegria e carinho. Envelhecer junto a um companheiro animal pode se mostrar extremamente recompensador e revigorante. Por isso, os animais de estimação têm o potencial de auxiliar a alcançar uma vida mais prolongada.


Estar com a saúde mental também é uma maneira de melhorar a qualidade de vida. Com o Programa de Benefícios ViverMais, os associados contam consultas por telefone ou videochamada. Entre os especialistas disponíveis, estão os psicólogos, que podem ajudar na promoção da saúde mental.

Torne-se um associado e tenha esses e outros benefícios na palma de suas mãos.

Botão escrito Aderir ao Programa ViverMais

Leia também:

Risco de demência por ser reduzido em até 43% com esses 7 hábitos simples

Ter amigos de verdade é a decisão mais importante para a felicidade, aponta neurologista

Conexão com a natureza traz benefícios para a longevidade, segundo pesquisa

Compartilhe com seus amigos