O ex-piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello segue internado após se sentir mal no último sábado (27). De acordo com o pai do piloto, Rubão, o filho teve um princípio de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e chegou a ficar internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas já está no quarto e passa bem. O nome do hospital não foi informado.

A notícia só chegou ao conhecimento do público ontem (1º), após o piloto postar um vídeo em seu Instagram informando o ocorrido. No vídeo, Barrichello confortou os fãs afirmando estar melhor.

O neurocirurgião César Gonçalves da Cruz, do Hospital Getulio Vargas, explica que o termo “princípio de AVC”, embora comumente utilizado, é incorreto. “O Acidente Vascular Cerebral, quando acontece, inevitavelmente provoca danos a alguma parte do cérebro, podendo causar um déficit motor, da fala ou da consciência, por exemplo. O que ele [Rubens Barrichello] provavelmente teve foi o que chamamos de Ataque Isquêmico Transitório, da sigla AIT, que, embora não seja suficiente para causar danos, é um sinal de que algo não vai bem e que o paciente precisa se tratar”, comenta o especialista.

Cruz explica que são vários os fatores que podem levar um paciente a sofrer um AVC, principalmente em pessoas com mais de 60 anos, como hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, colesterol alto, sedentarismo, consumo excessivo de álcool ou mesmo fatores genéticos. E chama a atenção para a importância de hábitos saudáveis para prevenir o problema.

“Dieta saudável, não estar acima do peso, praticar exercícios regulares e, no caso da pessoa ter algum problema como hipertensão arterial ou diabetes, por exemplo, fazer um acompanhamento médico regular para manter o problema sob controle”, alerta o neurocirurgião.

Na noite de ontem, Rubão publicou em seu Instagram uma foto do piloto ainda no hospital. Ele escreveu: “Gostaria de dizer que nosso campeão teve um probleminha de saúde, mas graças a Deus está bem, se recuperando . Queria tranquilizar a todos, agradecer às orações para o pronto restabelecimento do nosso campeão. Força, filho, te amo”.

Compartilhe com seus amigos