Pensando em viajar para Portugal, Itália ou Cabo Verde, mas preocupado com a sua saúde? Acordos Multilaterais e Bilaterais entre o Brasil e esses três países garantem aos cidadãos brasileiros o direito de receber atendimento de saúde no exterior, nos sistemas da rede pública desses países.

Para isso, é necessário solicitar presencialmente, nos núcleos estaduais ou na sede do Ministério da Saúde, em Brasília, o Certificado de Direito à Assistência Médica - CDAM. Têm direito ao documento os viajantes nascidos no país, naturalizados ou estrangeiros residentes no Brasil e que estejam contribuindo com a Previdência Social (exigência válida apenas para Itália e Cabo Verde). Nos últimos cinco anos, a retirada do CDAM por brasileiros cresceu 329%, passando de 10.868 certificados emitidos para 46.687.


Vale ressaltar que a medida só vale para atendimentos de saúde pública, o que significa que, se nesses países, os nativos pagarem por um procedimento hospitalar, os brasileiros também terão que pagar da mesma forma.

A validade do CDAM é de um ano e não há imites para sua renovação. O Ministério da Saúde exige dos interessados os seguintes documentos: RG, CPF, passaporte e comprovante de residência brasileiro, além da comprovação do vínculo com o INSS para Itália e Cabo Verde.

Contudo, o CDAM não substitui o seguro internacional particular de saúde, nem garante serviços como transporte de corpo ou translado para onde o portador do certificado deseja atendimento, ou qualquer tipo de ressarcimento de valores eventualmente cobrados.

Leia também

As vantagens de passar sua aposentadoria em Portugal

Cresce procura por intercâmbio sênior

Compartilhe com seus amigos