Ficar doente com frequência, ter calafrios excessivos e se cansar com facilidade. Esses sintomas são um sinal: seu corpo precisa de ajuda. E o auxílio que você pode dar está nas escolhas que faz para montar o prato, incluindo nas refeições alimentos que aumentam a imunidade.

Não é nada difícil, ensina Cristiane Braga, nutróloga da Clínica Due. O primeiro passo é inspirar-se no arco-íris para compor um menu com produtos frescos. “Quanto mais cores, maior a variedade de vitaminas.”

Considere incluir frutas, vegetais verde-escuro, grãos e carnes magras no cardápio. Esses ingredientes estimulam o funcionamento das bactérias intestinais, que contribuem para o bom funcionamento do corpo e elevam a defesa contra doenças, segundo a nutricionista Rachel Francischi.


Pense ainda em evitar longos períodos em jejum. “O ideal é consumir três porções de frutas ao dia; vegetais em abundância; legumes, oleaginosas e leguminosas de uma a três vezes ao dia; peixes e ovos até duas vezes ao dia; e laticínios de duas a três vezes ao dia”, explica a nutricionista Janainna Mazelli.

Mas antes de traçar planos para incluir alimentos que aumentam a imunidade no cardápio, Cristiane indica realizar exames para verificar se não há doenças ligadas ao sistema imunológico. As principais são diabetes, hipotireoidismo, artrite reumatoide, lúpus e câncer. “Alguns alimentos podem tanto ajudar, quanto agravar essas doenças. Por este motivo, é sempre importante manter os exames em dia e buscar as causas dos sintomas”, aconselha a nutróloga.

Confira, a seguir, 16 alimentos que aumentam a imunidade

Abóbora

Alimento rico em vitamina A, carotenoides e vitaminas A e C. Tem poucas calorias e fortalece o sistema imunológico e a saúde dos olhos.

Alho

Quase não possui calorias, mas é rico em fibras, proteínas, vitaminas B6 e C, cálcio, ferro e fósforo. Seu consumo reforça o sistema imunológico e contribui com a circulação sanguínea.

Beterraba 

A beterraba é um dos alimentos que aumentam a imunidade, pois possui açúcar natural, vitaminas A e C, potássio, fósforo, zinco, ferro e cálcio. Ajuda na digestão e previne a constipação.

alimentos que aumentam a imunidade

Créditos: Anna_Pustynnikova / shutterstock

Brócolis

Rico em cálcio, ácido fólico e vitaminas A e C. Ajuda a fortalecer os ossos e os olhos e a combater anemia e inflamações.

Cebola

É fonte de ácido fólico, ferro e vitaminas A, C e E. O alimento ajuda a tratar doenças respiratórias, a controlar a glicemia e a fortalecer o sistema de defesa do corpo.

Cenoura

Conhecida como um dos alimentos mais ricos em betacaroteno, motivo pelo qual tem a cor alaranjada. O legume é fonte de fibras, fósforo, potássio e vitaminas A, B2, B3 e C. Combate os radicais livres e o envelhecimento.

Couve

Combina ferro, cálcio, fósforo e vitamina B. É indicada para quem tem anemia ferropriva (de ferro) e alivia a prisão de ventre e as dores causadas pela úlcera gástrica.

Feijão

É rico em ferro, sais minerais, B12 e proteínas. Também possui fibras naturais que contribuem para o bom funcionamento do intestino.

Grão de bico

Tem ácido fólico, proteínas e fibras em abundância. A leguminosa ajuda a fortalecer os ossos, a controlar a glicemia e a ganhar massa muscular.

Lentilha

Conta com vitaminas do complexo B, fibra e ferro. É considerada uma boa substituta da carne para vegetarianos.

alimentos que aumentam a imunidade

Créditos: Alexandra Anschiz / shutterstock

Limão

Rico em vitamina C, é um importante antioxidante do corpo. Pode ser consumido como suco ou como tempero na comida. Quando consumido antes das refeições, ajuda na absorção do ferro ingerido.

Maçã

Possui vitaminas C e E e minerais, como fósforo, magnésio, enxofre, potássio e ferro.  Favorece o controle da glicemia, tem poder anti-inflamatório e combate doenças neurodegenerativas.

Ovo

Tem as vitaminas B12 e D, ácido fólico e zinco. Ajuda a melhorar a memória e a cognição e previne o envelhecimento precoce.

Peixe

É rico em ômega 3 e vitamina D. A carne branca previne doenças cardiovasculares e a perda de memória e tem propriedades anti-inflamatórias.

Semente de linhaça

É a mais rica fonte de ômega 3 que existente na natureza. Por isso, ajuda a prevenir inflamações, reduzir o colesterol e o risco doenças cardiovasculares, além de amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

Tomate

Tem vitaminas A, B e C e substâncias antioxidantes que retardam o envelhecimento e protegem o corpo de alguns tipos de doenças imunológicas.


Leia também

"Repense antes de cortar o glúten", alerta nutricionista

Saiba como conservar alimentos por mais tempo

Compartilhe com seus amigos