Faça uma rápida pesquisa no Google com o termo longevidade.

Você verá que o conceito normalmente associado com a biologia individual, significando uma vida que dura mais que o comum.

No dicionário verá que longevidade também é sinônimo de duração.

A longevidade das pessoas, mesmo na média, está avançando para níveis jamais vistos. Isso nos traz muitas coisas boas, mas também problemas inéditos.

Por exemplo: como financiar essa longevidade?

Uma maior expectativa de vida pede um método para o dinheiro durar mais.

Pois não é um pequeno grupo vivendo mais do que a média, mas a população inteira, na média, vivendo cada vez mais!

Então as chances de você viver mais do que seus pais, e muito mais do que seus avós, é enorme. E nunca na história foi tão grande.

Como conseguir Longevidade Financeira? 

Em 2018 publiquei um artigo, que transcrevi recentemente aqui no Medium.

Nesse artigo descrevo o que chamo de O Método das 4 Bases para Controle e Crescimento Financeiro. Esse método foi o resultado de mais de 25 anos de trabalho, estudo e aprendizado prático na área de finanças pessoais.

Mais adiante, no primeiro semestre de 2019, tive a oportunidade de começar um trabalho extremamente rico e produtivo com a equipe do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.

Aprendi com eles, de forma ainda mais profunda, os efeitos práticos do aumento da longevidade.

Então, percebi que o sucesso na aplicação do Método das 4 Bases poderia ser traduzido por um conceito novo.

No método, estes resultados estão descritos em fases expressas pelas fases em que atingimos os 4 principais níveis de independência financeira:

  • Em relação à família
  • Em relação ao ciclo salarial
  • Em relação ao emprego
  • Em relação à renda do trabalho

Neste sentido, quando passamos a ter uma visão mais contínua destes resultados, observando não apenas cada fase, chegamos à definição de longevidade financeira:

“Longevidade financeira é a capacidade de uma pessoa dispor de recursos financeiros suficientes por todo o seu ciclo de vida – dos primeiros anos da vida adulta até o seu final -, garantindo um padrão de conforto material definido por ela mesma”

Rapidamente este conceito (e o Método que o respalda) ganhou entusiastas entre os leitores e dirigentes do Instituto.

Hoje, boa parte da audiência do Instituto se concentra em torno de conteúdos produzidos a partir desta poderosa ideia: longevidade financeira.

Por isso, apresento aqui um breve resumo do Método das 4 Bases em seus fundamentos. O trecho a seguir consta no artigo original que pode ser acessado aqui.

O Método das 4 Bases: Fundamentos para planejar sua Longevidade Financeira

Você já teve aquela experiência de usar uma mesa com as bases desequilibradas? É bem ruim. Garrafas, copos e outros objetos balançam. O desconforto é evidente.

Na sua vida financeira também é assim. Cada base dela funciona como um dos pilares, um dos pés dessa mesa.

Ao longo da vida, suas aspirações e sonhos evoluem, e o que você idealiza colocar nessa sua mesa cresce em valor. No começo, pode ser que uma “refeição simples” seja o suficiente.

Mas você evolui e crescem as suas exigências quanto ao que você planeja colocar sobre ela. É da natureza humana o desejo de melhorar.

Por outro lado, o que você não quer, de jeito nenhum, é que alguma coisa falte na sua mesa em alguma etapa da sua vida adulta.

E a melhor maneira de atender às necessidades de evolução e preservação é cuidar dessas 4 bases de maneira equivalente.

  • Se você descuidar da base do ganhar mais, ficará sempre dependendo da sua capacidade de controlar gastos
  • Se você descuidar do gastar bem, irá jogar dinheiro fora com coisas que só vão gerar frustração e arrependimento
  • Se não poupar na medida certa, sacrificará o seu presente em nome do futuro, ou vice-versa.
  • Se não investir melhor irá ter que fazer um esforço extra de poupança, tendo que economizar mais do que seria necessário.

Ele não é uma linha reta porque está sujeito a desvios e oscilações.

Também não é um mapa impresso e imutável, mas sim um GPS que vai te levando ponto a ponto, e você está no controle, podendo decidir entre caminhos alternativos.

Portanto, se você é uma pessoa interessada em ganhar mais, gastar com eficiência, poupar com equilíbrio e investir com inteligência para chegar mais rápido e com menos sacrifícios nos seus objetivos, acredito que esse método é para você.

Ter um método prático para o seu dinheiro durar mais te interessa?

Então, junte-se ao nosso movimento para criar um país que se torna mais velho, com maior longevidade biológica, sem negligenciar a sua longevidade financeira.

Saiba mais sobre O Método das 4 Bases - que fundamenta o conceito de Longevidade Financeira - acessando esse artigo aqui.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Compartilhe com seus amigos