O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon está disponibilizando gratuitamente o e-book “Longevidade Financeira: o que é e por que você precisa aprender sobre ela”. Com o intuito de ajudar os brasileiros a planejarem melhor a longevidade de suas finanças, o material explica o conceito de Longevidade Financeira e apresenta ferramentas importantes para quem precisa tomar decisões em momentos de crise relacionada ao dinheiro.

“É importante cada vez mais conscientizar as pessoas sobre o uso racional do dinheiro, da importância dos investimentos, do ‘poupar’ para ter sempre, mesmo em momentos de crise”, destaca o diretor do Instituto, Henrique Noya.

Segundo o executivo, as pessoas precisam ser resilientes o suficiente para enfrentar qualquer tipo de problema financeiro. “Essa resiliência só se consegue com disciplina e planejamento, e é isso que queremos passar com o material que desenvolvemos, dar ferramentas para que as pessoas possam caminhar nessa direção”.

Capa do e-book Longevidade Financeira: o que é e por que você precisa aprender sobre ela

Para Hirbis Girolli, especialista em finanças pessoais, colunista do portal do Instituto e responsável pelo desenvolvimento do conteúdo apresentado no e-book, inúmeros métodos de finanças pessoais falham porque a recomendação padrão se resume a ‘gaste menos do que você ganha’. “Isso não está errado, mas não é o suficiente. Tão importante quanto respeitar os limites de gastos impostos por sua renda é fazer com que cada compra traga o maior retorno possível em bem-estar”.

Girolli aposta que, acessando o e-book, em poucos minutos os leitores vão entender a importância da longevidade financeira para o bolso e para saúde. “Esse conceito é uma espécie de senha para você destravar seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazos. Apresentamos um passo a passo para usar um método validado pela ciência comportamental e dar o primeiro passo para conquistar uma vida livre de estresse financeiro”, complementa.

O que é Longevidade Financeira?

Não é novidade que nossa vida biológica está sendo esticada num ritmo sem precedentes. Contudo, nada garante que a nossa capacidade financeira vá seguir esse mesmo ritmo, a menos que cada um assuma sua responsabilidade e faça algo a respeito.

Neste sentido, o Instituto de Longevidade criou o conceito de Longevidade Financeira, que se refere à capacidade de uma pessoa dispor de recursos financeiros suficientes por todo o seu ciclo de vida – dos primeiros anos da vida adulta até o seu final –, garantindo um padrão de conforto material definido por ela mesma.

Leia também: Saiba como planejar a longevidade financeira para ter uma aposentadoria tranquila

“Você vai viver mais, então o seu dinheiro também precisa viver mais”, afirma o diretor do Instituto de Longevidade.  “A conquista da Longevidade Financeira não é algo só para quem tem mais idade ou boa condição financeira. Ela precisa ser construída todos os dias, a partir do início da idade adulta, o quanto antes”.

Girolli acrescenta que alcançar a Longevidade Financeira não é a mesma coisa que alcançar independência financeira. “Longevidade Financeira se constrói desde cedo, muito antes de se chegar a uma completa independência financeira. É a caminhada, que precisa ser positiva e sustentável”.

O e-book ainda apresenta quatro passos necessários para trabalhar a sua longevidade financeira e se preparar para as crises que acontecem de tempos em tempos. Quer saber quais são? Veja a seguir.

4 passos para trabalhar sua longevidade financeira

Usemos como exemplo uma mesa com quatro com quatro bases de apoio. Se uma delas estiver desnivelada, a mesa não ficará bem apoiada no chão e esse desequilíbrio poderá causar a queda de garrafas, pratos e copos.

Assim funciona a sua vida financeira. De acordo com o Método das 4 Bases, utilizado pelo Instituto de Longevidade para ajudar as pessoas a alcançarem o equilíbrio financeiro, a melhor maneira de atender às necessidades de evolução e preservação é cuidar de 4 bases de maneira equivalente.  São elas: ganhar mais, gastar bem, poupar certo e investir melhor.

Como funciona cada uma das quatro bases:

Ganhar mais

Você verificou que os gastos com supérfluos são mínimos, mas, mesmo assim, não consegue poupar. Percebeu, então, que o que ganha não é suficiente para investir, sem que, para isso, precise renunciar ao seu padrão de vida atual. Nesse caso, a saída é se organizar para que consiga ganhar mais dinheiro.

Gastar bem

Inúmeros métodos de finanças pessoais falham porque a recomendação-padrão se resume a: gaste menos do que você ganha. Isso não está errado, claro, mas não é o suficiente. Tão importante quanto respeitar os limites de gastos impostos por sua renda é fazer com que cada gasto traga o maior retorno possível em bem-estar.

Mas como fazer isso? Descubra logo abaixo, no nosso e-book.

Poupar certo

A poupança está concentrada em duas das divisões do orçamento do Método: o da Proteção e o da Realização.

No campo da Proteção, essa calibragem implica encontrar os valores mais próximos possíveis para conquistar grandes resultados, que vão desde a independência em relação a outras pessoas até a independência em relação ao trabalho.

Investir melhor

Por fim, de nada adianta ganhar mais, gastar bem e poupar certo se você investe mal o dinheiro que foi poupado. Investir melhor tem a capacidade de reduzir os esforços em poupança, deixar você com mais dinheiro no presente e ainda eliminar o estresse.

Leia também: Longevidade financeira: como investir meu dinheiro para o futuro?

Nesta área, o Método das 4 Bases faz uma clara opção pelo chamado investimento baseado em objetivos (goal-based investing, na versão original em inglês)

O diretor do Instituto de Longevidade ainda acrescenta mais uma base a esse processo: proteger o capital. “Uma vez que você aprende a poupar, começa a ganhar mais dinheiro, gastar com consciência e realizar os investimentos certos para fazer crescer o seu patrimônio, é preciso que você também desenvolva meios para que toda essa estrutura seja mantida e funcione da melhor forma possível”, destaca Noya.

Ficou interessado no assunto? Então preencha o formulário abaixo para ter acesso ao e-book Longevidade Financeira: o que é e por que você precisa aprender sobre ela.

E-book Exclusivo Longevidade Financeira

Pare de se preocupar com dinheiro. Baixe gratuitamente nosso e-book e prepare-se para 2021!

Livro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: