Gastar menos dinheiro é difícil – e não apenas para você. Há um sistema no cérebro que torna o ato de poupar desafiador para qualquer mortal.

“Do ponto de vista biológico, a produção de serotonina e dopamina [neurotransmissores] faz com que a maioria das pessoas ligue o dinheiro à recompensa. ‘Eu trabalho e mereço ganhar e gastar o meu dinheiro’”, explica o neurocientista Aristides Brito.

A questão, complementa ele, “é que esse mecanismo fica tão forte que se perde a noção de quanto temos e de quanto podemos gastar”. Mas é possível “enganar” o cérebro, ensinando a pensar diferente. Confira, a seguir, quais são as recomendações de especialistas para gastar menos dinheiro e construir a sua Longevidade Financeira.

Aprenda a gastar menos dinheiro

1. Entenda como seu cérebro funciona

O neurocirurgião e educador financeiro Francinaldo Gomes ensina que, em termos de finanças, perde-se a racionalidade. “Nosso cérebro é moldado, por meio de conexões sinápticas, para consumir o que se ganha, sem preocupação em poupar. Quando nos tornamos adultos e nosso cérebro já está organizado, fica muito difícil refazer estas conexões para que nos tornemos poupadores e investidores.”

Além disso, acrescenta ele, por fazermos parte de uma massa que não poupa, “nos sentimos desconfortáveis em nos tornar poupadores e deixar de fazer o que a maioria está fazendo”. Segundo ele, é por isso que grande parte das pessoas não enriquece. Quando ganha dinheiro, acaba não poupando.

2. Registre os gastos

“Você pode começar registrando tudo o que gasta. Desde a bala de R$ 0,05 até as coisas mais caras e as contas mensais”, orienta a neuropsicóloga Talita Souza Perboni, do Hospital INC, de Curitiba (PR). Dessa forma, tomará consciência de gastos que não deveriam ser feitos ou de compras que poderiam ser cortadas.

Aristides assinala: “Organização e disciplina são as chaves dessa mudança”. Ou seja, será preciso encarar a tarefa – nem sempre agradável – de separar as contas. Coloque no papel ou em uma planilha as receitas e despesas. Do que sobra, estabeleça o destino para cada parte da vida (contas de consumo, aluguel, alimentação, transporte e vestuário, por exemplo).

Outra dica do neurocientista para gastar menos dinheiro é não comprar nada no crédito ou parcelado. Ao menos não até se organizar financeiramente. “Controle todos os gastos. Pegue comprovante e anote no papel. Faça uma planilha de tudo. A pessoa vai perceber que são os pequenos gastos diários que ‘quebram’ a disciplina.”

3. Separe pequenas quantias e invista 

Depois de fazer uma apuração nas contas e de separar o que deve ser pago, a neuropsicóloga recomenda fazer um investimento pequeno. A orientação é começar com um tipo de aplicação que possa ser resgatado facilmente e que permita aportes regulares. Sejam eles mensais ou semanais, por exemplo.

“A partir do momento em que começar a poupar e investir esse dinheiro, você passa a ver que o valor inicial está aumentando e que isso vai proporcionar conquistar algo que gostaria muito, mas que não sabia quando ou como iria comprar”, diz ela. “Você vai ajustando o sistema cerebral de recompensa e, com auxílio de um psicólogo, isso pode ficar ainda mais fácil.”

4. Presenteie a si mesmo ou a alguém muito querido

Pense em algo de pequeno valor, mas que dependa de uma poupancinha. “Tem que ser algo importante para a pessoa, como uma viagem ou um presente para o filho, algo que tenha valor emocional, senão ela não se compromete”, considera Aristides. Mensalmente, quando receber o salário ou a remuneração, reserve aquela parte para o presente. “Quando perceber, já começou a organizar tudo”, ressalta.

5. Mude seus hábitos de consumo

“Um dos erros mais comuns, que desestimula as pessoas a poupar, é a ideia errada de que é preciso abdicar das coisas boas, como viajar, sair para jantar, ir ao cinema”, destaca Francinaldo. Segundo ele, como essas medidas para gastar menos dinheiro envolvem privação, o cérebro rapidamente as rejeita.

A forma mais eficiente de gastar menos dinheiro, complementa ele, é "encontrar a forma mais barata de levar uma vida rica". Ou seja, é preciso escolher opções mais baratas, “pois consumir deve ser tão importante e prazeroso quanto poupar”.

Vale fazer compras em atacadões, usar milhas ou viajar por meio de clubes de viagem, recorrer a sites de compras coletivas, realizar permutas de bens e serviços, juntar cupons de desconto e programar-se com antecedência.

“São medidas que farão com que você faça o que gosta e pague menos. Isto fará com que você consiga poupar sem privações”, resume o neurocirurgião.

6. Deixe o lado racional assumir o comando

Francinaldo recomenda evitar tomar decisões quando estiver emocionalmente comprometido. “Ao se deparar com um produto que você quer muito, como uma roupa, mas está sem dinheiro para comprar, seu cérebro primitivo assume o controle e leva você a agir instintivamente e comprar o produto mesmo sem ter como pagar”, exemplifica.

Gastar menos dinheiro.

Quando essa vontade de ter algo aparecer, é hora de se perguntar: preciso disso? O dinheiro gasto vai fazer falta? Tenho como pagar? Consigo adiar a compra? Posso comprar algo mais barato? Dessa forma, “você colocará seu cérebro racional no comando e tomará a melhor decisão”, diz ele, acrescentando que ioga, meditação e mesmo aulas de coach ajudam nesse processo.

7. Foco no bem-estar e na saúde emocional

O neurocirurgião e educador financeiro explica que, com relação às finanças, os comportamentos geram emoções. estas, por sua vez, alteram o comportamento cerebral. Ele exemplifica com o caso de uma pessoa endividada, que “acaba por vivenciar emoções negativas, tais como raiva, culpa, baixa autoestima ou mesmo pânico”.

“Essas emoções alteram as funções cerebrais, levando a insônia, depressão, ansiedade, irritabilidade e autopunição”, afirma. No limite, esse quadro pode levar a situações extremas, como divórcio e demissão, e a transtornos físicos (hipertensão arterial, problemas cardíacos) e psiquiátricos (dependência química, depressão).

Uma pessoa financeiramente saudável costuma vivenciar emoções positivas e apresenta disciplina, motivação, assertividade, autocontrole, alegria, autorrealização. “Essas emoções costumam melhorar a autoestima, estimular o empenho, facilitar a recompensa e, desta forma favorecer o sucesso na vida e na carreira”, elenca Francinaldo.

Quer saber como ter um maior controle de suas finanças? Então baixe a planilha exclusiva do Instituto de Longevidade!

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Leia também:

Longevidade Financeira: Os 5 pilares que você deve conhecer

Dinheiro da aposentadoria não é suficiente para idosos viverem, aponta pesquisa

Ganhar dinheiro rápido é uma necessidade sua? Confira 13 boas ideias para aproveitar

Compartilhe com seus amigos