Com o fim do pagamento do auxílio emergencial pelo governo federal e o número de desempregados que não para de subir, muitas pessoas já começam a pensar em como seria possível conseguir uma renda extra em 2021 para ajudar nas despesas da casa.

Projeções da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que a taxa de desemprego este ano deve continuar subindo e chegar a 14,6%.

E para ajudar você a conseguir uma renda extra em 2021, reunimos algumas informações que poderão ser bastante úteis na hora de se decidir por o que fazer. Ficou interessado? Então veja a lista que preparamos abaixo.

Dicas para conseguir uma renda extra em 2021

Dar aulas de reforço escolar

Para garantir uma renda extra em 2021 dando aulas de reforço escolar, é preciso ter conhecimento específico sobre algo, como outros idiomas, química, física, matemática, história ou língua portuguesa, por exemplo. Também é indispensável ser organizado, paciente, didático e gostar de lidar com crianças e adolescentes.

Renda extra em 2021: aulas de reforço escolar. Foto: Rido / Shutterstock

Diversas ferramentas on-line podem ajudar a transmitir seus conhecimentos aos alunos, como Whatsapp, Google Hangouts, ClickMeeting e Zoom. Descubra qual o melhor para o seu propósito e mão na massa!

Você também poderá usar as redes sociais para divulgar o seu trabalho de reforço escolar gratuitamente.


O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon oferece cursos de capacitação totalmente on-line e gratuitos. Clique aqui para saber mais e aumentar sua competitividade no mercado.


Alugar um quarto da sua casa

Sabe aquele quarto da bagunça ou que você deixa a espera de visitas? Ou até mesmo a dependência de empregados que alguns apartamentos antigos possuem. Esses espaços poderão trazer algum lucro para você, logicamente tomando todos os cuidados por causa da pandemia do coronavírus.

Mas para isso, você precisa ser uma pessoa hospitaleira, organizada e que preze pela limpeza.

Alguns sites, como Airbnb, Zap Imóveis e Quinto Andar, poderão te ajudar a anunciar a sua vaga. Faça antes uma pesquisa para descobrir o preço que outras pessoas estão cobrando por vagas semelhantes em sua região. Isso é importante para evitar que você destoe muito da realidade.

Trabalhar como motorista de aplicativo

Seu carro também é um dos seus patrimônios que pode gerar alguma renda extra em 2021. Alguns aplicativos, como o Uber, oferecem aos seus motoristas uma barreira protetora para ser instalada entre os bancos da frente do carro e o banco traseiro, evitando a possível transmissão do vírus e dando segurança, tanto para o motorista, quanto para os passageiros.

O pagamento, realizado por meio do aplicativo, também evita o contato direto, trazendo ainda mais proteção.

Renda extra em 2021: motorista de aplicativo. Foto: PhotographerIncognito / Shutterstock

Para se tornar um motorista de aplicativo, é importante que você possua conhecimento das leis de trânsito e que seja disciplinado para evitar multas e acidentes. Com relação ao caminho a ser percorrido com o seu passageiro? Não se preocupe: o próprio aplicativo vai sugerir as melhores rotas.

A grande vantagem de se tornar um motorista de aplicativo é a possibilidade de fazer o seu próprio horário, que pode ser a qualquer hora do dia ou da noite. Sempre haverá pessoas precisando se deslocar.

Cuidar de bichos de estimação

Essa também pode ser uma maneira de garantir uma renda extra em 2021. O trabalho pode ser realizado de duas formas: indo à casa do contratante para passar uma hora com o pet, dando comida, remédios e, se for o caso, levando para passear, ou abrigando o pet em sua casa por um tempo determinado.

Para o segundo caso, é importante que você tenha um local apropriado em sua casa para abrigar o animal. Em qualquer uma das hipóteses, é muito importante tomar todas as medidas de higiene e prevenção para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Alguns sites como DogHero e PetAnjo podem ajudar você a realizar esse trabalho.

Cozinhar ou fazer artesanato

Se você tem mãos habilidosas, não perca mais tempo. Com a pandemia e o isolamento social, muitas pessoas deixaram de frequentar bares e restaurantes, mas ainda sentem falta de comer algo diferente da comida preparada em casa todos os dias.

Se pensar em produzir quentinhas, você poderá oferecer um cardápio fechado por semana ou ainda a possibilidade de montar cardápios personalizados para cada cliente.

Renda extra em 2021: alimentação. Foto: Andrea Cupolillo / Shutterstock

Mas não precisa ser apenas pratos feitos. Você também pode oferecer bolos, doces, salgados, cestas de café da manhã ou lanche da tarde, pizzas, chocolates e bombons... tudo o que a sua criatividade permitir.

Mas se seu talento é para o artesanato, que tal ajudar a tornar a casa das outras pessoas mais bonita e agradável com a sua arte?

Utilize as redes sociais para divulgar seus produtos. E pense bem sobre como realizará a entrega dos pedidos: se será você mesmo ou se contará com o apoio de terceiros. O mais importante é que a encomenda chegue ao seu destino dentro do prazo informado, com qualidade e boa apresentação.

Trabalhar com venda direta de produtos

Muitas marcas abriram mão de espaços físicos para a comercialização de seus produtos e começaram a investir em venda direta. Alguns dos exemplos mais conhecidos são Natura, Jequiti, Avon e Mary Kay.

Para se tornar um revendedor, acesse o site de uma dessas marcas e faça o seu cadastro. Você receberá todas as informações necessárias para realizar a venda direta dos produtos e garantir uma renda extra em 2021.

Mas é muito importante que você dedique um tempo para estudar aquilo que está vendendo. Demonstrar conhecimento sobre o produto traz credibilidade e pode fidelizar o cliente.


Que tal organizar as finanças para ter um 2021 tranquilo? O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon preparou uma planilha exclusiva gratuita para você baixar, imprimir e preencher. Ela irá te ajudar a manter o controle das suas contas mês a mês, auxiliando no seu planejamento financeiro a curto, médio e longo prazo. Então, para começar 2021 com o pé direito, que tal baixar grátis nossa planilha financeira pessoal?

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: