Passadas as comemorações do Ano Novo, a ressaca do espumante e a azia da comilança, chegou a hora de realizar um planejamento estratégico de como será o seu ano de 2018 – ou pelo menos como você gostaria que ele fosse. Por no papel todas as suas metas, objetivos e planos, definindo onde você quer estar ao final deste novo ciclo.

Diferentemente dos outros anos, em que um planejamento estratégico era quase impossível devido a tantas surpresas e incertezas na economia e na política do país, as coisas para 2018 parecem estar mais estáveis e analistas vêm se mostrando mais otimistas com o que está por vir.

Para o economista da Janus Investimentos Marcelo Balloti Monteiro, as perspectivas para o ano são boas e a aposta é que 2018 seja um ano muito melhor que 2017, dos pontos de vista econômico e de reformas.

“A tendência é que o PIB cresça de maneira mais significativa, consolidando a recuperação que se iniciou em 2017. A inflação deve se manter extremamente dentro do aceitável, o que deverá implicar a manutenção da taxa de juros em patamares tão ou mais baixos que os atuais”, declarou Monteiro. Para ele, o mercado de trabalho também deverá reagir positivamente com a aceleração da recuperação econômica.

Planejar para crescer

Para ajudar os interessados a traçar metas e prioridades para 2018, as coaches Germana Benirschke, Ana Dias e Alexandra Sanglard lançaram, recentemente, um Planner com conteúdo de autodesenvolvimento.

“A partir da nossa experiência e estudos, desenvolvemos o Método B.E.M. (Bem-estar; Estratégia e ação; e Melhoria contínua) e decidimos compartilhar uma boa parte dos benefícios dessa metodologia através de um produto físico”, explica Germana.

O material funciona como uma agenda, mas seu objetivo principal é ajudar as pessoas a terem suas metas e prioridades à mão e evitar as distrações do mundo digital.

De acordo com a especialista, para realizar um planejamento estratégico anual, o ideal é que se tenha uma visão de médio prazo, ou seja, saber onde se quer chegar daqui a alguns anos. Essa visão ajuda a planejar o curto prazo de acordo com o olhar macro e previne a pessoa de dar passos inconsistentes com o que se deseja alcançar.

“Uma reflexão que ajuda é: o que você deseja estar comemorando no final de 2018? O que realmente vai te deixar feliz? Essas respostas têm a ver com seu desejo para daqui a 5 ou 10 anos? Depois que as metas estiverem estabelecidas, os pequenos passos, as etapas, devem ser detalhadas para se construir o planejamento. Entrar em ação é o último passo”, destaca Germana.

Exemplares do Planner 2018 e mais informações podem ser obtidos pelo e-mail contato@coachesdobem.com.

Cuidado com as armadilhas

- perder o foco e desejar alcançar coisas demais ao mesmo tempo pode frustrar e prejudicar a autoestima ao longo do processo. É importante saber priorizar e focar poucas coisas por vez;

- metas muito desafiadoras para um período curto podem gerar o sentimento de incapacidade e frustração, fazendo a pessoa ficar no mesmo lugar. O ideal é que sejam metas realistas e que respeitem a realidade individual de cada um;

- não prever tempo para lazer, hobbies e família. Esse tempo é precioso e mantém a motivação, o senso de realização e o bem-estar elevados. Então, deve-se considerar um período para si mesmo, que pode inclusive servir para pequenas comemorações dos passos dados até ali. Assim, cria-se um ciclo virtuoso.

Principais dificuldades

- muitas vezes, a motivação cai porque a meta definida não está alinhada com a essência da pessoa e com o que de fato ela deseja para a sua vida. A dúvida sobre para onde ir é muito comum e enquanto não estiver claro o objetivo final é provável que algumas escolhas sejam feitas e abandonadas em seguida;

- para definir esse caminho, é importante ter visão de longo prazo, entendendo as prioridades da vida. Daqui a 10 ou 15 anos, como pretendo estar? O que desejo estar fazendo no tempo útil? Como estará a minha saúde e os relacionamentos? Esses questionamentos ajudam a ter uma visão mais clara desse objetivo que depois deve ser desdobrado em metas menores;

- a autossabotagem ou armadilhas mentais aparecem normalmente ao longo do dia. Aprender a lidar com os pensamentos que nos mantêm nesse ciclo vicioso e substituir por pensamentos que irão levar ao objetivo desejado faz toda diferença.

Quando?

Determine prazos e acompanhe sua evolução. Assim será muito mais fácil dar conta de tudo o que se propôs a fazer.

Se seus objetivos envolvem outras pessoas, pensem juntos nas tarefas de cada um e comprometam-se a cumpri-las dentro do tempo estipulado.

Em busca do equilíbrio

Existem alguns apps de organização bem úteis no mercado, como o Trello, que te permite organizar em painéis e quadros tanto tarefas diárias quanto objetivos macro. Compartilhe com as pessoas envolvidas e todos poderão editar, fazer anotações, criar checklists e delimitar prazos. Assim fica mais fácil registrar e visualizar resultados, ajudando todo mundo a se envolver para cumprir o que foi estipulado.

Imprevistos acontecem

Muita coisa pode mudar no período de um ano, por isso, alguns ajustes são necessários. Pense em tudo que aconteceu de janeiro até aqui e você provavelmente lembrará de metas que mudaram, caíram ou surgiram.

O importante é acompanhar resultados e evolução de seus projetos para adaptar objetivos, tarefas e prazos. É inevitável, mas tenha em mente quais são suas prioridades. É fácil perder o foco quando esbarramos em dificuldades – não deixe que isso aconteça.

Compartilhe com seus amigos