Desde o dia 25, quem tem mais de 70 anos de idade pode pedir um item especial na rede de restaurantes Burger King. Na compra de um King Senior, a pessoa leva dois combos Whopper -- o carro-chefe da franquia, acompanhado de batata frita e bebida - pelo preço de um.

Segundo a rede, “a ideia é estimular os idosos e seus acompanhantes a saírem de casa para terem uma experiência nova” e “chamar a atenção” para o isolamento desse público no Brasil. A promoção tem tempo limitado (até acabarem as caixas nas lojas) e lucro revertido para o Projeto Velho Amigo, associação sem fins lucrativos que como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida dos idosos.

Para Márcio Iavelberg, CEO da consultoria Blue Numbers, a estratégia de marketing do Burger King pode estimular a convivência entre pessoas com mais de 70 anos de idade, que têm potencial se tornar consumidores da marca. Mas é provável também que avô ou a avó busque a companhia dos netos para essa experiência -- e a rede ganhe clientes de gerações mais jovens.

“No Brasil, o segmento de pessoas com mais de 60 anos de idade é pouco explorado”, destaca o consultor. “É crescente, mas ainda é pobre.”

Há, diz ele, produtos e serviços surgindo para atender essa população, especialmente nas áreas de cuidados em saúde, geriatria e turismo. Iavelberg, no entanto, afirma que não se pode olhar pessoas dessa faixa etária como um público homogêneo. “É necessário ver em que fase de senioridade a pessoa está, porque ela tem demandas diferentes.”

O diretor do IBVendas, Mário Rodrigues, também afirma que há poucas iniciativas para o público mais maduro. E acrescenta que a ação da rede de restaurantes tem o poder de gerar simpatia pela marca, mas que apenas isso não basta. “É preciso também oferecer ambiente e atendimento adequados.”

Tanto Iavelberg quanto Rodrigues assinalam que a tendência é que as empresas passem a olhar com mais atenção para esse segmento -- já que o envelhecimento da população é uma certeza. E que há países que já têm um mercado consolidado, com companhias com estratégias, produtos e serviços para a geração com mais de 60 anos de idade.

A rede americana de restaurantes Ihop foi uma das primeiras a oferecer duas refeições ao preço de uma em alguns dias da semana -- somente para seniores. Conhecida pelas panquecas, também criou um cardápio para pessoas com mais de 55 anos de idade. Outros estabelecimentos seguiram na mesma linha e passaram garantir combo grátis para crianças, na compra de uma promoção.

Nos Estados Unidos, por exemplo, há até sites que reúnem promoções para seniores, como o Senior Discounts e o Free4Seniors, em diversas áreas -- gastronomia, turismo e moda. A ONG AARP, voltada a pessoas com 50+, é outra oferece a seus associados benefícios como descontos em produtos e serviços.

Compartilhe com seus amigos