Ao que tudo indica, os cartões pré-pagos vêm atraindo cada vez mais adeptos no país. Apenas no primeiro semestre deste ano, eles foram responsáveis por 142,5 milhões de transações e movimentaram R$ 7,4 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS). O valor supera em 70% a soma alcançada no mesmo período de 2018 – ano em que o volume de transações triplicou.

Dois movimentos explicam o avanço a passos largos. De um lado, cada vez mais lojas e prestadores de serviços aceitam esse tipo de pagamento. “Além do cartão pré-pago para uso geral, que pode ser usado para compras convencionais em lojas e na internet, há aqueles voltados para usos específicos, como os pré-pagos de viagem, vouchers de refeição, alimentação, combustível e transporte, ‘gift cards’, entre outros”, comenta Ricardo Vieira, diretor-executivo da ABECS.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


De outro lado, estão as facilidades de acesso. Para começar, os cartões pré-pagos são fáceis de contratar – não exigem conta bancária e não excluem quem tem alguma restrição de crédito. Além disso, permitem ao consumidor controlar exatamente quanto pretende gastar, uma vez que funciona por sistema de recarga.

A ideia consiste em trocar a boa e velha carteira – e suas cédulas – por uma versão digital. “O pré-pago é vinculado a uma conta de pagamento pré-paga, em que a pessoa deposita previamente o valor. Na medida em que se efetuam transações, o saldo é descontado”, explica Vieira. É possível aportar novos valores sempre que necessário.

Os cartões pré-pagos “ajudam o consumidor a manter uma postura mais consciente e organizada em relação às suas finanças, porque não há comprometimento futuro com obrigações de pagamento, juros e multas”, enfatiza o consultor Michel Cutait, especialista em varejo e shoppings centers.

Confira, a seguir, as respostas para as principais dúvidas na hora de escolher o pré-pago que melhor atende às suas necessidades.


Por que os cartões pré-pagos são uma boa opção para os 60+?

É uma alternativa para quem ainda é resistente à tecnologia, mas não abre mão da praticidade. Isso sem falar na possibilidade de controlar os gastos e consumir de forma mais consciente – apenas aquelas coisas que te fazem verdadeiramente feliz.

Quais são os prós?

Entre as vantagens, estão a simplicidade de aquisição e uso e o fato de não ter que se comprometer com pagamentos futuros – não gera fatura. “O cartão vale aquilo que o consumidor determinou previamente nos carregamentos, de tal forma que os créditos devem respeitar os limites determinados pela própria pessoa”, alerta Cutait.

Quais são os contras?

As compras com cartões pré-pagos não podem ser parceladas. Fique atento também às possíveis cobranças de taxas de adesão, saque e mensalidade. O limite, por sua vez, é exatamente o valor que você carregou – nem um centavo a mais ou a menos.

Cartões pré-pagos: como obter um 

Pesquise as opções, compare e escolha a mais adequada ao uso que fará dele: viagem, transporte, saúde, presente ou consumo no dia a dia. “Para contratar, geralmente o processo é mais simplificado que a aquisição de um cartão de crédito, uma vez que não há necessidade de comprovação de renda”, comenta Vieira.

Cuidados na escolha

“Opte por um cartão que atenda às suas necessidades, que seja facilmente aceito nos locais que você frequenta e que ofereça um sistema transparente de demonstração da movimentação, limites, carregamento de créditos e outros controles pessoais”, sugere o consultor.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: