Desde de fevereiro deste ano, segurados do INSS já podem dar entrada no pedido de aposentadoria sem precisar ir a um posto de atendimento. A medida foi publicada em portaria no mês de fevereiro e beneficiará duzentas mil pessoas que estão aptas a se aposentar.

O INSS informou que, neste universo, cinco mil contribuintes que podem conseguir o benefício por tempo de contribuição serão notificados por carta nas próximas semanas. Os outros 195 mil que poderão usufruir do benefício por idade serão avisados ao longo do ano.

Calcule o valor da sua aposentadoria integral pelo INSS acessando o portal do Instituto de Longevidade. Clique aqui e aproveite!

O segurado que receber a notificação deverá acessar o site do instituto no endereço meu.inss.gov.br para conferir o tempo de contribuição, a média salarial calculada e o valor final do benefício.

O instituto lembra ainda que a aposentadoria não é obrigatória, e aquele que quiser continuar na ativa deverão informar a decisão no próprio portal do INSS. Todo o processo também estará disponível pelo telefone 135.

As novas regras não valem para segurados especiais, como indígena, pescador artesanal e agricultor familiar.

Compartilhe com seus amigos