Responda rápido: qual é seu orçamento doméstico mensal? Se conseguiu responder sem pensar, parabéns. Mas muitas pessoas não sabem ao certo o quanto têm de despesas fixas, como transporte e aluguel, e de variáveis, como jantares fora de casa e passeios.

Por isso, antes de começar a pensar em fazer cortes, “é necessário separar e classificar para entender o peso relativo de cada grupo de despesas e descobrir, em cada caso, o que pesa mais e o que deve merecer mais atenção de cada pessoa”, destaca o professor de finanças do IBMEC Gilberto Braga.

E tanto faz o meio de fazer a lista. “Planilhas eletrônicas funcionam bem, mas pode ser no bloco de notas do celular, na agenda de papel e até, como se dizia antigamente, em papel de embrulho”, considera o especialista.

A orientação é começar pelos itens supérfluos, mudando hábitos. “Na verdade, após os 50 anos, é importante perceber que a maioria tende a desenvolver certas preferências, que são caras.”

Ele exemplifica com a história de um casal de avós de sua convivência, que convidava filhos e netos para jantar em uma pizzaria aos domingos e pagava a conta. “Quando a situação financeira apertou e ficou decidido que cada um pagaria a sua parte, imediatamente os demais familiares encontraram uma forma de mudar esse hábito. Hoje lancham um farto cachorro quente, cada vez na casa de um filho, que fica como anfitrião e com os custos.”

Fazer comparações também inibe o consumo, segundo ele. “Pequenas despesas do dia a dia, como tomar um cafezinho expresso na esquina com uma garrafinha de água mineral custa o mesmo que comprar um quilo de pó de café no mercado.”

O especialista é taxativo: “Nunca encontrei alguém que não tivesse pelo menos alguma coisinha para cortar, nem que seja aprender a usar a função timer do controle remoto da TV e programá-la para desligar o aparelho uma hora depois de deitar”.

Além das orientações de Braga, conheça outras dicas que ajudarão a economizar no seu orçamento doméstico:

1 - Use lâmpadas fluorescentes

O custo é maior do que o de incandescentes, por exemplo. Mas a economia de longo prazo é maior, compensando o investimento.

2 - Compre eletrodomésticos que consomem menos energia

O investimento em um equipamento como geladeira e TV, que tenha baixo consumo de energia, pode ser alto no início. Mas, assim como as lâmpadas, eles geram economia no longo prazo. Escolha os que tenham categoria A no selo Procel de economia de energia.

3- Desligue os aparelhos da tomada

O relógio do micro-ondas consome energia, assim como a TV em modo stand-by. Se não estiver usando o equipamento, tire-o da tomada.

4 - Negocie tarifas e pacotes

Comece com a tarifa bancária, conversando com o gerente de sua conta. Pesquise outros planos de telefonia, TV por assinatura e internet para negociar novos pacotes com as atuais operadoras.

5 - Faça uma lista de compras e coma antes de ir ao supermercado

Acredite: a fome aumenta o desejo de consumir. Por isso, antes de ir às compras, faça uma lista dos itens necessários para a casa e aproveite para lanchar. Assim, você evita levar guloseimas e sair com a impressão de que gastou muito e não levou quase nada.

6 - Compare preços pela internet

Vale para compras de supermercado, eletrodomésticos, móveis, objetos de decoração... Fazendo buscas, a economia pode chegar a 50% do valor do produto.

7 - Invista em genéricos

Esqueça nomes de medicamento. Sempre que for à farmácia, pergunte ao atendente quais são as opções disponíveis e o preço de cada uma delas.

8 - Desapegue

Tem livros, DVDs e eletrodomésticos sem uso? Venda-os em sebos ou lojas de segunda mão ou, ainda, aproveite aplicativos disponíveis para anunciá-los on-line.

9 - Busque lazer barato

Há atrações gratuitas em todas as partes: shows, exposições e feiras. Confira as possibilidades em sua localidade, chame amigos e família e divirtam-se.

Planejar-se nunca foi tão fácil. Experimente o nosso Simulador de Metas e realize os seus sonhos de forma eficaz e organizada.

Compartilhe com seus amigos