O auxílio emergecial foi criado para reduzir o impacto da pandemia da Covid-19 na economia, em especial no bolso das pessoas mais pobres. Porém, apesar da continuidade da pandemia com índices crescentes de contágio e mortes, o benefício foi encerrado pelo Governo Federal. Os últimos pagamentos antes do fim do auxílio emergencial foram feitos no final de janeiro desde ano.

A estimativa é que o fim do benefício impacte diretamente em 63 milhões de pessoas. Elas vão deixar de viver abaixo da linha da pobreza. Outras 20 milhões passarão a viver abaixo da linha da pobreza extrema.

Mas o fim do auxílio emergencial começa a preocupar não apenas quem depende do benefício. É que sem o dinheiro no bolso, as famílias também deixam de consumir bens e serviços. Dessa forma, o comércio também é impactado, pois o dinheiro deixa de circular. Com a economia parada, a tendência é de corte de empregos.


Precisando se reinserir no mercado de trabalho? O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon oferece cursos de capacitação totalmente on-line e gratuitos. Clique aqui para saber mais.


Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o economista Écio Costa, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) fez uma análise da situação. Ele estima que ainda em fevereiro já será possível sentir a queda do consumo em todo o país. Entretanto, o impacto deve ser ainda maior nas regiões Norte e Nordeste. Isso acontece porque as economias dessas regiões são menos desenvolvidas.

Até mesmo as indústrias devem sentir o impacto. É o caso da Unilever, multinacional de bens de consumo como alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza. Segundo a empresa, o auxílio emergencial ao longo do ano passado ajudou as vendas. Porém, relatório de resultados do quarto trimestre de 2020 mostrou que o crescimento das vendas foi baixo, um reflexo da redução do benefício.

Fim do auxílio emergencial vai impactar no comércio e serviços | Foto: Jair Ferreira Belafacce / Shutterstock.com

Fim do auxílio emergencial vai impactar no comércio e serviços | Foto: Jair Ferreira Belafacce / Shutterstock

O que fazer diante do fim do auxílio emergencial

Especialmente quem trabalha com venda de produtos ou serviços deve começar a se planejar para um possível impacto do fim do auxílio. É hora de rever o planejamento financeiro, poupar e definir estratégias para ganhar mais.  

  • Se você tem dívidas, pode tentar negociar um prazo maior para pagamento. Assim, terá mais fôlego financeiro para gastar com itens essenciais como moradia, saúde e alimentação.
  • Para ajudar a economia, você pode repensar a forma de consumo. Ao priorizar pequenos fornecedores você estará ajudando pessoas que podem ter sido diretamente impactadas pelo fim do auxílio emergencial.
  • Por exemplo, ao invés de optar por um lanche industrializado de uma grande marca, que tal consumir algo produzido por uma marca local pequena?
  • Corte gastos extras. 
  • Aumente sua meta de dinheiro para poupar mensalmente.
  • Busque alternativas para fazer renda extra. 
  • Diante da inflação, tente reduzir o gasto mesmo com os itens essenciais, seja pesquisando preço, trocando marcas de produtos que já consome.


Leia também:

Especialistas ensinam como economizar dinheiro

Em fase de crise, pequenos cortes salvam poupança

Contas de começo de ano: como se organizar para não se endividar


Organize as finanças para ter um 2021 mais tranquilo! Para te ajudar, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon preparou uma planilha exclusiva gratuita para você baixar, imprimir e preencher. Baixe grátis!

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: