O Dia do Trabalhador de 2020 será feriado, mas nem por isso terá menos tarefas relacionadas a atividades profissionais. Explica-se: a pandemia do novo coronavírus fechou vagas, reduziu salários e tornou premente a necessidade de encontrar uma renda extra. Essa nova configuração, ainda caótica, também trouxe à tona algumas oportunidades. Vão desde aulas até produção de máscaras, passando por presentes personalizados.

A urgência, no entanto, não prescinde algumas avaliações, segundo a especialista em planejamento estratégico Taiana Jung, da Logos Consultoria. E a primeira delas deve ser o perfil profissional. É a hora de se perguntar: O que eu sei fazer? Quais são as minhas habilidades? O que eu posso elaborar? Como consigo usar meu conhecimento?

Só a partir daí é que o trabalhador deve dar o segundo passo em direção à renda extra e responder: o que eu posso comercializar? Essa pergunta perpassa por diversos outros pontos, como demanda, modelo, distribuição, concorrência, viabilidade e, “principalmente, a distância”, diz ela.


Ter a saúde em dia pode virar desconto no seguro de vida!  Clique aqui para conhecer a WinSocial e veja como proteger sua família. 


Chega, em seguida, o momento de mapear a capacidade de produção, com mensuração de tempo que será investido na empreitada e da estrutura que será necessária para viabilizar o produto ou serviço.

“Sempre sou a favor de fazer um plano de negócios”, afirma Taiana. E, se o trabalhador não conseguir ou não puder fazê-lo detalhadamente neste momento, a consultora sugere que seja elaborado ao menos um Canvas, uma ferramenta de criação e validação de negócios.

Mas dedicar tempo a isso mesmo neste momento, em que os recursos secaram e muitas pessoas não têm reservas? “Sim, porque, às vezes, elas só têm aquele recurso para investir. O planejamento não garante o sucesso, mas abre caminhos”, reforça.

“Se não puder contratar uma consultoria, converse com outras pessoas, procure o Sebrae e mapeie redes de apoio”, orienta a especialista. Nesse período, em que a pandemia de Covid-19 mudou a configuração mundial, muitas empresas passaram a oferecer mentoria para ajudar trabalhadores informais e empreendedores e superar a crise.

“Nunca vi tanta oferta de apoio.” Só para ficar em dois exemplos, a Unilever criou o portal Sua Loja Aberta, com dicas e orientações, e a agência FCB passou a fazer lives, com conteúdos de comunicação e marketing.

Considere no plano estratégias no mundo digital (incluindo comercialização), ações colaborativas com outras empresas e parcerias que serão necessárias para viabilizar o negócio. Não adianta fazer um produto excelente e com bom preço se ele não chegar ao consumidor – por entrega física ou pela internet.

“O cenário de inovação sempre vem a partir de um problema eminente. Então, é um momento de despertar, desde os pequenos empresários, com seus micronegócios, até os maiores, como um olhar de solução e criatividade”, diz a CEO da consultoria DUXcoworkers, Melina Alves.

Parece muito para ser feito em pouco tempo – e é. Mas Taiana explica que esse novo mundo que se delineia vai exigir flexibilidade e aprendizagem. “É um desafio socioeconômico imenso, que vai exigir autoconhecimento e autodesenvolvimento contínuos”, sinaliza.

12 atividades que podem garantir renda extra

Alimentação 

Congelados e marmitas tiveram aumento de demanda no período de isolamento social. Muitas famílias acumularam funções – acompanhar os filhos nas aulas online, limpar a casa, fazer a limpeza – e pedir comida ou esquentar algo previamente preparado se tornou o momento de descanso do dia.

Atividade física

Professores de educação física, instrutores de ioga e profissionais de dança têm investido em cursos personalizados pela internet. É o caso da personal trainer Barbara Carvalho, que dava aulas presenciais e passou a atender por redes sociais. Podem ser individuais ou em grupo e utilizam os recursos que o aluno, em isolamento social, tem em casa.

Aulas online

Profissionais com habilidade no ensino de idiomas e de instrumentos musicais, por exemplo, podem oferecer seus serviços em plataformas específicas nacionais ou estrangeiras. O ideal é fazer uma avaliação entre elas para saber como funcionam, quais são os requisitos e quanto custam.

Consultoria pedagógica

A convivência integral com a família trouxe desafios e levou a Cataventura Escola Infantil a criar um atendimento para oferecer apoio especializado a mães e pais. O primeiro atendimento, gratuito, inclui plano personalizado. As demais sessões, de 30 minutos cada uma, têm valor simbólico (R$ 25) – e parte é destinada à doação de máscaras de tecido. Os interessados devem enviar nome, profissão, grau de escolaridade e idade da criança pelo WhatsApp (54) 99109-7428.

Delivery

Da pizza no domingo às compras de produtos para uso doméstico, tudo passa por uma pessoa que faz a entrega em domicílio. Será preciso ter um meio de transporte e cadastrar-se em plataformas de entrega ou fazer parceria com lojas e restaurantes, por exemplo.

renda extra

Procurar orientação sobre cuidados com higiene e saúde é fundamental. De antemão, considere lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel frequentemente, bem como proteger o corpo com máscaras, luvas, roupas fechadas e óculos.

Manutenção de equipamentos

Nos períodos de isolamento – há quem diga que serão mais de um – reforçam a necessidade de conexão pela internet. Ou seja, a tendência é que a manutenção de celulares, tablets e computadores tenha mais demanda nos próximos tempos, o que deve abrir espaço para profissionais e empresas.

Avalie a melhor forma de oferecer os serviços. Existem apps que podem fazer a ponte com o consumidor final. Grupos de bairro e de vendas em redes sociais como Facebook também são apostas na divulgação.

Máscaras

A demanda por itens de proteção facial aumentou nas últimas semanas por motivos óbvios: as máscaras conseguem reduzir a possibilidade de infecção pelo novo coronavírus. Essa barreira física começa a ser exigida inclusive no transporte público, a exemplo da capital paulista, que tornará obrigatório o uso a partir do dia 4 de maio.

Há desde grandes marcas recrutando profissionais para a confecção até organizações que se adaptaram para incluir o item no catálogo. É o caso da Associação Futurarte, que visa gerar trabalho e renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social na região de Betim (MG). Além das bolsas, carteiras e peças de decoração e escritório, passaram a ser produzidas máscaras em vários modelos e estampas.

E ainda a ação Heróis Usam Máscaras, uma iniciativa conjunta de Bradesco, Itaú e Santander, com concepção do Instituto BEI, que se uniram para viabilizar a produção de 15 milhões de máscaras para a população mais necessitada, como idosos, pessoas imunodeprimidas e pessoas em situação de vulnerabilidade social. A seleção de ONGs que podem participar da iniciativa está aberta e vale para todo o Brasil.

Microfranquia

A proposta pode parecer tentadora para alguns candidatos a empreendedor: investir em um negócio previamente formatado, com fórmulas testadas de gestão e vendas. Pode ser uma boa ideia, mas, antes, é preciso pesquisar muito. Para fechar negócio, compare marcas concorrentes, avalie números, dados e estratégias propostas pela franqueadora para o período e converse com quem já se tornou franqueado da rede.

Organização de festas

Aniversários e datas comemorativas não podem passar em branco – e algumas pessoas têm apostado em festas, nas quais bolo, docinhos, refrigerantes, presente e apitos são entregues aos participantes, que se encontram virtualmente num horário previamente marcado para a celebração. É possível divulgar entre amigos e nas redes sociais.

Professor particular 

As aulas online, adotadas por diversas instituições de ensino, foram uma solução emergencial a quem fazia um curso presencial. Novas plataformas, adaptações no ensino e equipamentos longe dos ideais, no entanto, foram desafios nem sempre superados com sucesso. E isso abriu demanda para professores que repassassem conteúdos específicos ou que oferecessem serviços de tira-dúvidas para que o aluno continue no processo de aprendizagem com a turma. Anúncios em redes sociais e apps como Preply podem ajudar na divulgação dos serviços.

Serviços personalizados

O setor de produção artística foi um dos que mais sofreram com a pandemia do novo coronavírus. A cantora Mona Vilardo, por exemplo, inovou na oferta: passou a gravar um algo exclusivo para a pessoa escolhida. Para o Dia das Mães, a artista montou um combo com apresentação e uma gravação com a mensagem que o destinatário escolher.

O exemplo de Mona pode servir de inspiração para quem tem talento artístico em qualquer área, não apenas música. Na dúvida do que oferecer, reúna amigos para ajudar na tarefa. E divulgue nas redes sociais.

Vendas online 

A internet tornou-se uma grande plataforma de produtos e serviços. Mas é preciso ter em mente que ela “tem relação direta com reputação e credibilidade da marca em ambiente digital”, diz a CEO da consultoria DUXcoworkers, Melina Alves. “É importante construir essa reputação antes.”

Se você já tem um negócio físico, uma consultoria pode ajudar a estruturar as vendas online, com indicação das melhores plataformas, das redes sociais que devem ser utilizadas e das parcerias que podem ser feitas. Quem quer começar pequeno agora pode apostar em posts em Facebook e Instagram, por exemplo.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: