Mais de 471 mil contribuintes que declararam o Imposto de Renda em anos anteriores serão contemplados hoje (31) com o pagamento do lote residual do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física). O crédito será feito para aqueles que caíram na malha fina e acertaram as contas com o Fisco. Ao todo, o valor pago pela Receita Federal será de R$ 800 milhões.

No total, 471.447 contribuintes terão direito ao pagamento do lote residual do IRPF. Desse número, 6.483 têm mais de 80 anos, 54.365 têm entre 60 e 79 anos. Já 5.516 têm alguma deficiência física, mental ou doença grave e 23.070 têm o magistério como principal fonte de renda.
Logo da Receita Federal do Brasil na tela do Smartphone. Celular está sobre uma mesa, ao lado de uma calculadora. Imagem para ilustrar a matéria sobre lote residual do IRPF.

Crédito: Adao/shutterstock

Como será feito o pagamento do lote residual do IRPF?

O pagamento lote residual do IRPF é feito diretamente na conta informada na declaração do Imposto de Renda. Caso a conta informada esteja desativada, o valor depositado fica disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

O contribuinte poderá, então, agendar o crédito em em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB. Além disso, também é possível fazer a solicitação ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se o contribuindon não estiver na lista do pagamento do lote residual do IRPF, deverá acessar o portal do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Caso ainda haja alguma pendência, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se o valor não for resgatado após um ano, será necessário solicitar diretamente no Portal e-CAC. É possível fazer a solicitação acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicando em “Meu Imposto de Renda”. Então, basta clicar no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".


Ter um bom planejamento financeiro é a melhor forma de controlar os gastos. Conheça os 5 pilares da Longevidade Financeira e descubra o melhor caminho para organizar as suas finanças.

Guia da Longevidade Financeira

Baixe gratuitamente nosso Guia e tenha em mãos tudo que precisa saber para ter uma vida financeiramente estável e longeva.

Livro

Leia também:

Regra 50-30-20: saiba como administrar suas finanças pessoais e não perder dinheiro

Campanha Você no Azul é criada para regularização de dívidas; veja como irá funcionar

Quanto devo economizar a cada idade para garantir uma aposentadoria tranquila?

Compartilhe com seus amigos