Se você é aposentado ou pensionista do INSS, fique atento a uma fraude no consignado que libera empréstimos sem solicitação do beneficiário. O crime é diferente daquele no qual os estelionatários sacam o dinheiro deixando a vítima no prejuízo.

Na nova modalidade, o aposentado chega a receber o dinheiro na conta. O prejuízo vem depois, na hora de pagar pelo valor contratado, geralmente com juros altos.

Os criminosos lucram com o golpe de outra forma. Eles não ficam com o dinheiro do empréstimo. O lucro vem do comissionamento e taxas de desempenho que os operadores do mercado financeiro recebem ao fechar os contratos.

Nesse tipo de operação, o correspondente bancário ou corretor recebe, em média, 6% do valor da operação. Como o golpe é aplicado em um volume grande, os criminosos acabam aumentando muito o lucro. Por isso, vale a pena emitir o empréstimo mesmo que acabem deixando o dinheiro na conta do aposentado.

Para efetuar o crime, os golpistas miram em aposentados ou pensionistas que já tenham realizado a contratação de empréstimos no passado. É mais fácil obter os dados dessas vítimas, pois as instituições financeiras já têm as informações registradas em seus sistemas.

Para não ser vítima desse tipo de fraude no consignado, o recomendado é que o beneficiário do INSS esteja sempre atento à conta bancária. Além disso, deve ter muito controle sobre suas finanças para não gastar o dinheiro que foi depositado erroneamente em sua conta.

É possível reverter a contratação indevida. Para isso, o aposentado ou pensionista deve fazer a denúncia pelo site consumidor.gov.br, pelo site Meu INSS ou pelo telefone 135. Também é possível fazer a queixa pelo Procon.

Criminosos roubam dados para realizar fraude no consignado do INSS

Crescem casos de fraude no consignado

O crédito consignado é uma das melhores opções de empréstimo rápido e fácil para aposentados e pensionistas do INSS. As parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento, o que dá à instituição financeira a segurança de que o valor será pago pelo contratante. Por isso, essa modalidade de crédito oferece taxas de juros mais em conta que os demais serviços de empréstimo no mercado, além de maiores prazos para pagamento.

Porém, com as facilidades, esse tipo de serviço financeiro acaba sendo alvo dos golpistas. Em 2020, cresceu o número de reclamações sobre fraudes no consignado. Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor, de janeiro a outubro foram registradas mais de 60 mil reclamações quanto a empréstimos consignados. A maioria das queixas é sobre empréstimos não solicitados.

Um dos motivos para o aumento no número de fraudes são as alterações feitas pelo governo para liberação do consignado. Por causa da pandemia, as regras para liberação do empréstimo consignado ficaram mais flexíveis. O limite para contratação passou de 30% para 35%.

Para combater esses crimes, o Conselho de Autorregulação da Febraban anunciou novas medidas para proteção contra golpes financeiros em clientes idosos. As regras terão que ser adotadas pelos bancos a partir de 2021.


Para evitar a ação de golpistas, é importante que você anote todos os seus gastos em uma planilha e confira de forma rotineira seu extrato bancário. O Instituto de Longevidade preparou uma planilha financeira especialmente para você. Preencha o formulário a seguir e baixe a sua!

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: