Interessados em fugir das tarifas abusivas do TED e do DOC já podem realizar cadastros em suas agências para utilizar o PIX. Desenvolvido pelo Banco Central, o novo serviço é gratuito e possibilita que clientes façam transferências e pagamentos bancários instantaneamente, a qualquer hora do dia ou da noite, nos sete dias da semana. A modalidade só começará a valer no dia 16 de novembro.

Mesmo aqueles que já realizaram um pré-cadastro deverão contatar suas agências a partir desta segunda-feira (5) para confirmar a intenção de utilizar o PIX. Nesta primeira fase, os clientes farão o cadastramento da chamada “Chave PIX”, uma espécie de apelido para identificar e localizar cada conta no sistema. A Chave PIX dará maior agilidade às transações financeiras por vincular as informações básicas do usuário aos seus dados bancários.

"Não é obrigatório cadastrar uma chave para fazer ou receber um PIX”, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) por meio de nota direcionada à imprensa. “Caso o usuário queira usar o sistema de pagamento instantâneo, sem a chave PIX, será preciso digitar todos os dados bancários do destinatário para realizar uma transação".

Por enquanto, 677 instituições entre bancos, cooperativas, instituições de pagamentos, fintechs e financeiras já foram aprovadas para oferecer o serviço aos clientes.

Quem pode usar o PIX?

Qualquer titular de conta corrente, poupança ou carteira digital de uma instituição financeira poderá utilizar o novo serviço. Basta selecionar a opção PIX dentro do aplicativo bancário ou no internet banking.

Para realizar uma transferência, por exemplo, basta digitar a Chave PIX do destinatário, para que todos os dados bancários do beneficiário sejam preenchidos automaticamente.

O Banco Central estipulou quatro tipos de informações que poderão ser usadas como Chave PIX: CPF ou CNPJ; endereço de e-mail; número do telefone celular; ou EVP (sequência alfanumérica contendo 32 dígitos criada pelo cliente para a geração de um QR Code).

Contas de um mesmo cliente na mesma instituição ou em instituições diferentes deverão ter Chaves PIX diferentes.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: