O ano mal começou e janeiro já chegou ao fim. Ao que tudo indica, este será mais um ano daqueles que passam voando. Por isso, é preciso ficar atento e iniciar logo um planejamento financeiro, com foco em como fazer o dinheiro render em 2021, para que este ano não seja tão apertado quanto o que passou.

Se 2020 foi um ano de perdas, este precisa ser de vitórias. Por isso, mais do que nunca, é preciso olhar para trás buscando aprendizado nas experiências – boas e ruins – que a pandemia nos proporcionou. Onde erramos? O que aprendemos? O que queremos repetir e o que podemos fazer diferente?

E para que essa meta seja alcançada com sucesso, um dos caminhos é lançar mão do conceito de Longevidade Financeira e da aplicação de seus cinco passos.

Ficou interessado? Então continue lendo para saber como fazer o dinheiro render em 2021.

Longevidade Financeira: os cinco passos para o sucesso

Longevidade Financeira é a capacidade de uma pessoa dispor de recursos financeiros suficientes por todo o seu ciclo de vida – dos primeiros anos da vida adulta até o seu final –, garantindo um padrão de conforto material definido por ela mesma.

Trocando em miúdos, trata-se uma visão aprimorada e contínua da união de todas as metas financeiras que temos ao longo da vida. E essa visão engloba 5 passos que se complementam para alcançar um resultado satisfatório. São eles:

Ganhar mais

Se o que você ganha não é suficiente para realizar tudo o que planeja, qual a primeira coisa que vem à sua cabeça? Perto de 80% das pessoas responderão a essa pergunta com grande convicção: cortar gastos, economizar!

O raciocínio não deixa de estar correto, mas a ação é insuficiente, se adotada de forma isolada. De acordo com especialistas, o ideal é que você se movimente para ganhar mais dinheiro.

Uma das soluções é aprimorar habilidades profissionais e investir na carreira, fazendo cursos de especialização que proporcionem atualização sobre determinados temas e competitividade no mercado de trabalho.


O Instituto de Longevidade oferece mais de 300 cursos on-line gratuitos em diversas áreas do conhecimento para você aprimorar suas habilidades profissionais. Clique aqui e escolha o seu!


Gastar bem

Inúmeros métodos de finanças pessoais falham porque se resumem a uma única indicação: gaste menos do que você ganha.

Embora correto, o raciocínio também é insuficiente. Tão importante quanto respeitar os limites de gastos impostos por sua renda é fazer com que cada gasto traga o maior retorno possível em bem-estar. Em outras palavras, é preciso gastar com consciência.

Para ter um maior controle sobre seus gastos, vale a pena utilizar algumas ferramentas de planejamento. Pode ser uma simples planilha de Excel em seu computador ou um aplicativo de celular com maior quantidade de recursos. O importante é que seja eficaz.

O Instituto de Longevidade desenvolveu uma planilha financeira para ajudar você a organizar seus gastos mês a mês. Preencha o formulário ao final desta matéria e acesse a planilha gratuitamente.

Poupar certo

Todos os meses, é importante separar e guardar parte do salário. Especialistas alertam que essa deve ser uma rotina sagrada no dia a dia de todos os brasileiros que planejam um futuro melhor com tranquilidade financeira.

Esse valor deve variar de acordo com a idade e com os ganhos de cada um. Quer saber quanto poupar a cada idade para garantir uma aposentadoria tranquila? Clique aqui e descubra.

Investir melhor

De que adianta ganhar mais, gastar bem e poupar certo se você investe mal o dinheiro que foi poupado? Investir bem é a melhor forma de fazer seu patrimônio crescer e se manter em expansão.

Há diversos tipos de investimentos disponíveis no mercado. Mas para investir, além de um bom planejamento, é necessário descobrir qual o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou ousado? Para qualquer um desses perfis, o mais indicado é contar com ajuda especializada.

Conheça os melhores investimentos para quem passou dos 60 anos

Proteger o patrimônio

Da mesma forma com que iniciamos o tópico anterior, vale dizer que de nada adianta ganhar mais, gastar bem, poupar certo e investir melhor se você não proteger seu patrimônio.

Neste sentido, é preciso que cada pessoa desenvolva meios para que todos os quatro passos anteriores sejam mantidos e funcionem da melhor forma possível.


Preencha o formulário a seguir e baixe gratuitamente uma planilha financeira para organizar seu ano de 2021.

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: