Como bem disse nosso especialista em finanças pessoais Hirbis Girolli, Longevidade Financeira não é a mesma coisa que independência financeira. Numa rápida explicação, ela é o caminho que se percorre, o conjunto de atitudes e decisões tomadas ao longo do percurso para se alcançar a independência financeira e ter uma aposentadoria tranquila. 

E se você realmente pretende alcançar sua independência financeira, é preciso  se dedicar à sua Longevidade Financeira. Principamente com as mudanças nas regras de aposentadoria, aprovadas em 2019. 

Mas se engana quem pensa que essa é uma preocupação para quem já passou dos 50 anos. Ou daqueles que estão perto de se aposentar. Consulte qualquer especialista em finanças pessoais e ele dará uma você a seguinte sugestão simples. A verdade é que: quanto mais cedo você começar a se planejar, poupar e investir, maior será sua segurança e tranquilidade quando a aposentadoria chegar.

Existem cincos passos que precisam ser seguidos por quem está focado em realmente ter uma aposentadoria tranquila. Para descansar em algum momento de sua vida futura, sem ter que se preocupar com o ganha pão. São eles: ganhar mais, gastar bem, poupar certo, investir melhor e proteger capital.

Ganhar mais vai depender de alguns fatores. Por exemplo, aprimorar suas habilidades profissionais e investir na sua carreira, fazendo cursos de requalificação. Ou mesmo para se manter atualizado e competitivo no mercado de trabalho. 

Gastar bem vai exigir controle e planejamento da sua parte. Para isso, você poderá lançar mão de algumas ferramentas, que podem ser uma simples planilha de Excel em seu computador ou um aplicativo de celular com maior quantidade de recursos.

Uma pessoa mexendo em um computador. Imagem para ilustrar a matéria sobre aposentadoria tranquila.

Crédito: Rawpixel.com / Shutterstock

Contudo, os dois passos seguintes podem gerar algumas dúvidas, principalmente se levarmos em conta a idade em que esses passos começam a ser adotados. Se você tem hoje 25 anos de idade, qual é a porcentagem do seu salário que precisa ser guardada para garantir uma aposentadoria tranquila? 

E o tipo de investimento que pode ser feito são diferentes da porcentagem do salário a ser guardada e dos investimentos indicados para quem já passou dos 50 e nunca se preocupou com sua independência financeira?

Por isso, fomos atrás de informações que poderão ajudar você a poupar certo e a investir melhor, seja qual for a sua idade. Ficou interessado? Então veja abaixo o infográfico que preparamos para você com todas essas dicas. Ao final desta matéria, você também poderá baixar o e-book “Longevidade Financeira: o que é e por que você precisa aprender sobre ela”.

Veja como garantir uma aposentadoria tranquila

Quanto devo poupar a cada etapa da vida?

 

Onde investir a cada etapa da vida?

E como está sua relação com o dinheiro ultimamente? Faça um teste rápido e veja se você é capaz de poupar para realizar seus objetivos: 

Leia também:

Como economizar dinheiro em tempos de pandemia e evitar o endividamento

Poupar para os filhos é uma boa forma de garantir a Longevidade Financeira da sua família

Aposentados precisam ter cuidado ao emprestar nome para empréstimos

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: