O Ministério da Economia anunciou, nesta sexta-feira (5), que vai antecipar o saque do abono salarial PIS/Pasep para funcionários de empresas privadas nascidos nos meses de maio e junho e para funcionários públicos com inscrição no Pasep com final 8 e 9. De acordo com o novo calendário, os saques de até R$ 1.100,00 já poderão ser realizados a partir de 11 de fevereiro.

Contudo, aqueles que forem correntistas da Caixa Econômica terão o abono PIS depositados automaticamente em suas contas a partir de 9 de fevereiro. O mesmo acontecerá com os funcionários públicos que tiverem conta no Banco do Brasil.

Quem tem direito ao abono salarial PIS/Pasep?

O abono salarial PIS/Pasep será pago aos trabalhadores dos setores público e privado que tiverem trabalhado em 2019 com carteira assinada por pelo menos 30 dias. Veja abaixo todos os requisitos para receber o abono salarial PIS/Pasep:

  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2019;
  • Ter recebido, em média, dois salários mínimos por mês no máximo;
  • Estar inscrito no PIS/Pasep por pelo menos cinco anos;
  • Também é preciso que a empresa empregadora tenha fornecido todos os dados corretamente ao governo.

Funcionários do setor privado que desejarem confirmar se têm direito ao abono salarial PIS/Pasep, poderão realizar uma consulta gratuita pelo aplicativo da Caixa Econômica, pelo site da instituição ou pelo telefone 0800 726 0207. Já os funcionários do setor público deverão confirmar pelos telefones 4004 0001 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 729 0001 (demais localidades) e 0800 729 0088 (para deficientes auditivos).

Qual o valor do abono salarial PIS/Pasep?

Os valores a serem pagos irão variar de acordo com o tempo em que a pessoa trabalhou em 2019 e podem chegar a um salário mínimo, ou seja, R$ 1.100,00.

Para os que trabalharam apenas um mês em 2019 com carteira assinada, o valor será de 1/12 do salário mínimo.

Abonos salariais PIS/Pasep antigos

A pasta informou ainda que trabalhadores dos setores público e privado que não tiverem retirado o valor do abono referente ao ano de 2018 ainda terão o prazo de cinco anos para recorrerem.

O Instituto de Longevidade disponibiliza gratuitamente uma planilha financeira para você cuidar bem do seu dinheiro e se planejar para não entrar no vermelho. Preencha o formulário a seguir e baixe a sua.

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: