Um calendário com novas datas para realização da prova de vida de aposentados e pensionistas do INSS foi divulgado nesta sexta-feira (26). Serão contempladas as pessoas que deveriam ter realizado a prova de vida entre março de 2020 e abril de 2021.

A realização da comprovação exigida pelo INSS para a manutenção de benefícios está suspensa desde o início da pandemia.

Em anúncio realizado no dia 23 de fevereiro, o INSS informou que as pessoas contempladas para este período que não realizassem a prova de vida não teriam seus benefícios bloqueados. Mas agora, com o novo calendário em vigor, é preciso ficar atento para não perder os prazos.

Veja abaixo o novo cronograma:

Calendário antigo
Novo calendário
Março e Abril de 2020
Maio de 2021
Maio e Junho de 2020
Junho de 2021
Julho e Agosto de 2020
Julho de 2021
Setembro e Outubro de 2020
Agosto de 2021
Novembro e Dezembro de 2020
Setembro de 2021
Janeiro e Fevereiro de 2021
Outubro de 2021
Março e Abril de 2021
Novembro de 2021


Quem precisa realizar prova de vida?

A prova de vida é um procedimento obrigatório para aposentados e pensionistas do INSS que recebem benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Todos os anos, os segurados precisam comprovar que estão vivos. O objetivo da medida é evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

O segurado – ou algum representante legal – deve comparecer à instituição pagadora com documento de identificação. Alguns bancos já se utilizam da biometria para comprovação de vida dos beneficiários.

Com a retomada das atividades, suspensas desde março de 2020 devido à pandemia do novo coronavírus, os bancos voltarão a realizar o procedimento.

Prova de vida digital

Beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade poderão realizar a prova de vida através do aplicativo ou do site Meu INSS. Para o segundo caso, é necessário que o beneficiário apresente atestado ou declaração médica, que deverá ser anexado no sistema.

O governo também estuda a possibilidade de realizar o procedimento através de reconhecimento facial, o que facilitaria ainda mais a vida de pessoas com mais de 80 anos e com dificuldade de locomoção.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: