A sétima pesquisa de aposentadoria, apresentada ao público na última semana pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, trouxe dados elucidativos sobre as novas construções sociais no Brasil e no mundo.

Quando perguntados sobre quais Megatendências globais estão impactando seus planos para aposentadorias, a maioria dos entrevistados (38%) apontou a redução dos benefícios de aposentadoria do governo como principal causa, com exceção de Reino Unido e Índia. Ao todo, dezesseis mil trabalhadores e aposentados foram ouvidos pela pesquisa em 15 países.


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


“Os brasileiros esperam que 48% de sua renda na aposentadoria seja proveniente das receitas pagas pelo governo através da seguridade social, e que apenas 29% da renda venha de planos realizados pelo próprio indivíduo”, explica Leandro Palmeira, diretor de pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, responsável pela Pesquisa Aegon de Preparo para a Aposentadoria no país.


Quer saber quando você vai se aposentar segundo a proposta de reforma da Previdência? Clique aqui e conheça o simulador que desenvolvemos para você.


Segundo a pesquisa de aposentadoria, o brasileiro entende que precisa de mais dinheiro na hora da aposentadoria. Os pesquisados apontaram que precisarão de 75% da renda atual na hora do descanso, média superior à global, que ficou em 68%, e a terceira mais alta entre os pesquisados. Este dado, no entanto, se contrapõe à prática: apenas 21% dos brasileiros têm um planejamento formal para a composição de renda na aposentadoria.

Com 27%, a segunda Megatendência mais citada foi o aumento da expectativa de vida, variando para mais na Índia (33%) e para menos na Turquia (20%). Logo depois vem a volatilidade dos mercados financeiros, com 24%, enquanto mudanças nos mercados de trabalho ficou em quarto lugar com 21%.

O aumento da longevidade e o envelhecimento populacional são Megatendências que estão colocando uma crescente tensão financeira nas redes de segurança da Seguridade Social, bem como nos benefícios corporativos, tais como planos de aposentadoria de benefício definido.


Preocupado com a sua aposentadoria? Acha que o valor não vai ser suficiente? Clique aqui e conheça os planos de previdência da Mongeral Aegon.


Em 1950, quando muitos dos atuais sistemas de seguridade social estavam sendo criados, a população mundial consistia de 205 milhões pessoas com mais de 60 anos. Até 2050, esse número é projetado para alcançar 2,1 bilhões, um aumento de mais de 10 vezes. Isso inclui 437 milhões pessoas na China, 324 milhões na Índia, 107 milhões nos EUA e 58 milhões no Brasil.

O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon oferece em seu portal, gratuitamente aos seus associados, uma série de simuladores que permitem a realização de testes sobre o planejamento de sua aposentadoria e de metas para o futuro. Clique aqui para conhecer e testar as ferramentas.

Leia também

Incentivo para a contratação de maiores de 55 anos tramita no Senado

Instituto de Longevidade divulga nova pesquisa sobre aposentadoria

Compartilhe com seus amigos