Como dizia Millôr Fernandes, “é preciso muito talento para envelhecer”. E você, está pensando em como será o seu dia a dia quando se aposentar? Há duas opções mais visíveis: entrar em depressão rapidamente, encolhendo seus anos de vida, ou exercer uma atividade, seja empreendendo de alguma forma, tornando-se consultor, ministrando aulas, inscrevendo-se em um curso ou atuando de forma voluntária.

Por outro lado, você também pode optar em ser um 60+ triste, solitário e sedentário, ou um “jovem 60+” feliz, ativo física, social, espiritual e mentalmente.

Quem fica parado é poste. E tudo começa agora! Ano passado, Apple, Amazon, Google, Microsoft e Facebook tiveram 41% do seu faturamento nos EUA vinculados ao “Mercado da longevidade”. E você, o que está fazendo?

Exemplos de inspirAção

“Faço tudo com a felicidade estampada no rosto. A gente fica cansado, óbvio, mas é um cansaço feliz. As oportunidades que estão surgindo eu nem mesmo vislumbrava”. A afirmação é de Ana Amélia Ferreira, uma “jovem 50+” que, depois de se aposentar como comissária de bordo, se matriculou em um curso e, hoje, é instrutora de confeitaria.

Já a rotina de Julio Antônio Dias, de 62 anos, permanece a mesma há 30 anos: acorda cedo, faz exercícios físicos e, em seguida, cuida dos negócios. Fundador da rede Megamatte, atualmente faz parte do Conselho de Administração da empresa.

O publicitário Washington Olivetto vai virar “youtuber sênior” aos 67 anos. A partir de novembro, ele apresentará, uma vez por semana, durante 45 minutos, o programa “Alô, Alô, W/Londres” no “My News”.

Aos 81 anos, Thereza Mualla Alduino se formou em pedagogia. Agora pretende fazer pós-graduação em psicopedagogia. “Eu me aposentei e pensei que não podia ficar parada. Então, fiz três anos de supletivo e concluí o Ensino Médio. Tenho muita vontade de dar palestras”, afirma

Mãe de três filhos e viúva há 30 anos, Maria dos Santos Rigo, de 83 anos, acaba de se formar em Letras pela Universidade LaSalle, em Canoas (Porto Alegre). Próximos objetivos: cursar História e publicar a biografia do escritor Antônio Canabarro Tróis Filho. "Velhice é só por fora. A gente pode se conservar jovem. A pessoa que tem vontade tem que fazer. A gente só consegue fazendo, né? E se tiver dúvida, tenta. Pior é ficar em dúvida “ah eu deveria ter feito...”

O catarinense Salomão Vieira Pamplona, de 86 anos, decidiu concretizar um sonho: preparar um curso de desenvolvimento pessoal com duração de três anos. Para isso, preparou lições com base em sua experiência de vida e voltou à sala de aula para se atualizar. “A gente sempre tem alguma coisa nova para aprender, então decidi fazer o curso de Autoconhecimento e Crescimento Profissional para ter mais a acrescentar no meu projeto”.

Nunca é tarde demais para realizar o sonho de abrir o próprio negócio. Este é o lema do advogado Luiz Fernando da Rocha, morador de Copacabana/RJ, que, aos 90 anos, está fundando sua segunda startup. Com experiência no ramo de logística, ele afirma: “Trabalho porque gosto e porque preciso. Para viver, você precisa estar atualizado e ter um propósito. E eu tenho”.

Por sua vez, a professora Zuleide, de 95 anos, dá aula em um projeto social em Itápolis, no interior de São Paulo. Além das matérias tradicionais, ela ensina ética, respeito e cidadania.

Frases de MotivAção

“Daqui a 20 anos você estará mais decepcionado pelas coisas que você não fez, do que pelas que fez. Então, jogue fora suas amarras, explore, sonhe, descubra”. - Mark Twain

"Talvez eu venha a envelhecer rápido demais. Mas lutarei para que cada dia tenha valido a pena” - Aristóteles Onassis

“Não espere até que tudo esteja perfeito. Sempre haverá desafios e obstáculos. E daí? Comece agora. A cada passo dado, você estará mais forte, confiante e bem-sucedido” - Mark Victor Hansen

Portanto, não espere a próxima segunda-feira para iniciar seus sonhos; você apenas estará protelando a sua qualidade de vida. Inicie já, cada movimento seu é um presente que você se dá; um passo mais rápido para o seu bem-estar futuro. Desta forma, poderá programar viagens inesquecíveis e curtir seus familiares com saúde e alegria. Faça acontecer e seja feliz todos os dias!


*Mauro Wainstock é CEO do HUB 40+, uma comunidade que disponibiliza programas de desenvolvimento profissional (empregabilidade e empreendedorismo), de qualidade de vida, atualização tecnológica e educação financeira para "jovens acima dos 40 anos”. O evento de lançamento será no dia 17 de outubro, às 9h, no Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças/Rio de Janeiro. Informações: www.hub40mais.com.br

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: