Contando os dias para se aposentar, mas perdido nos cálculos do tempo de serviço? Para pôr um fim nesse e em outros problemas dos contribuintes, tem novidades no INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), que disponibilizou no site Meu INSS uma calculadora virtual que simula o tempo de contribuição dos trabalhadores e informa se ele já pode dar entrada na aposentadoria.

A grande vantagem é que todo o período de contribuição fica disponível para visualização e conferência, não sendo mais necessário que o trabalhador insira as informações dos tempos de contribuição no sistema. Com isso, torna-se possível verificar se as empresas contratantes contribuíram de forma correta durante todo o período de vigência dos contratos de trabalho.


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!



A consulta é realizada a partir de um cadastro simples, no qual o contribuinte deverá informar o CPF, nome completo, data de nascimento e nome completo da mãe.

Com o cadastro, também será possível consultar o demonstrativo de rendimento de 2017 de pensionistas e aposentados que ainda precisam declarar renda à Receita Federal. As informações foram disponibilizadas pelo INSS no portal do Instituto na última sexta-feira (23). Os interessados também poderão consultar dados dos anos anteriores. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 135.

Compartilhe com seus amigos