A prova de vida digital do INSS poderá ser feita por clientes do Banco do Brasil por meio do aplicativo da instituição. A novidade está disponível desde quinta-feira (4). A ferramenta pode ser usada por clientes da instituição financeira que recebem benefícios do INSS por meio de crédito em conta.

Desde o início da pandemia de Covid-19, a obrigatoriedade de realização do procedimento foi suspensa pelo governo, para evitar a maior exposição de aposentados ao risco de contaminação. No entanto, a suspensão não se aplica ao recadastramento de aposentados, pensionistas ou anistiados políticos cujos pagamentos já estejam suspensos.

Segundo o Banco do Brasil, a facilidade estará disponível em breve para quem saca o benefício pelo cartão. A prova de vida digital no Banco do Brasil está disponível no menu “serviços”. Em seguida, é preciso clicar em “INSS” e em “Prova de vida INSS”.

Para concluir o processo, o aplicativo vai solicitar fotos de frente e verso de documento oficial com foto. Depois, o beneficiário terá que fazer uma foto tipo selfie, de si próprio, para validar a prova de vida.

É importante ressaltar que as imagens, tanto dos documentos, quanto a selfie, precisam ser de boa qualidade. Só assim o banco poderá atestar a veracidade das informações.

O aposentado ou pensionista vai poder acompanhar pelo próprio aplicativo se a prova de vida foi aceita. Se não, poderá ter que repetir o processo. Ainda conforme o Banco do Brasil, aqueles correntistas que tiverem pendências na regularização serão comunicados.

Prova de vida digital do INSS pode ser feita pelo aplicativo do Banco do Brasil | Foto:  Alison Nunes Calazans / Shutterstock

Prova de vida digital do INSS pode ser feita pelo aplicativo do Banco do Brasil | Foto:  Alison Nunes Calazans / Shutterstock

Prova de vida digital foi ampliada

A prova de vida digital para aposentados e pensionistas do INSS foi ampliada em fevereiro. O Governo Federal anunciou que o projeto piloto que permite fazer o procedimento por meio de aplicativo de celular vai ser liberado para mais usuários. Ao todo, mais 5,3 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social devem ser integrados na modalidade.

A prova de vida digital é feita com o reconhecimento facial. Os dados são colhidos com a câmera do celular e comparados com as bases de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por isso, apenas quem já tem título de eleitor ou CNH digital pode realizar o procedimento no formato digital.

Quem não é correntista do Banco do Brasil pode fazer a prova de vida digital pelo aplicativo MeuGov.br. A ferramenta pode ser baixada em celular com sistema operacional iOS ou Android. Clique aqui para confira o passo a passo ou veja o vídeo abaixo.




Use sua aposentadoria com sabedoria! Baixe agora nossa planilha de planejamento financeiro para organizar suas finanças. É gratuito!

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Veja também:

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: