Desde que o INSS passou a disponibilizar três dos seus principais serviços pelo telefone 135 ou pelo portal Meu INSS (meu.inss.gov.br), mais de sete mil pessoas em todo o país já solicitaram a aposentadoria sem sair de casa, por idade ou por tempo de contribuição, ou deram entrada no salário-maternidade.

A mudança, que ocorreu em maio deste ano, foi possível graças ao cruzamento de dados de diferentes bases, comparando informações e averiguando se o segurado cumpriu todas as exigências necessárias para solicitar o serviço em questão. Para tanto, é necessário que o segurado esteja com seu cadastro atualizado junto ao órgão.


Clique aqui e faça o teste para descobrir como está o seu planejamento para a aposentadoria. É grátis!


O objetivo dessa e de futuras automatizações é evitar um possível colapso de serviços devido à falta de funcionários. Um estudo realizado pelo INSS no ano passado mostrou que 321 agências do Instituto têm até 100% de seus funcionários em situação de se aposentar. Para suprir toda essa mão de obra, seria necessária a contratação de 16.548 novos funcionários concursados. O Ministério do Planejamento informou não haver previsão de concursos para suprir a demanda.

Veja abaixo o passo a passo para solicitar sua aposentadoria sem sair de casa:

  1. Acesse o site meu.inss.gov.br e informe seu login e senha de acesso;
  2. Caso não possua as informações, clique em “Primeiro acesso” e depois em “Cadastre-se”;
  3. Informe seus dados pessoais: CPF, data de nascimento, nome da mãe, e-mail, celular e UF de nascimento. Você precisará responder e algumas poucas perguntas sobre seu relacionamento com o INSS;
  4. Você receberá uma senha provisória. Clique em “Alterar senha” para criar a sua própria senha de acesso;
  5. Selecione a opção desejada e boa sorte! Em caso de dúvidas, ligue para o telefone 135.

Leia também

Saiba se você tem direito a aposentadoria especial

Saiba como solicitar aposentadoria para donas de casa

Compartilhe com seus amigos