A maior expectativa de vida dos brasileiros aliada às crises econômica e previdenciária do país criaram um novo cenário: a alta inserção de profissionais acima de 60 anos no mercado de trabalho.

Segundo dados levantados pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) a pedido do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em 2005, 4,2% dos profissionais acima dos 60 anos estavam ocupados na Região Metropolitana (RM) de São Paulo. Em 2015, essa taxa subiu para 6,2%. A maior alta foi na RM de Porto Alegre: de 3,7% para 6,3%.

Segundo Milena Prado, técnica da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) do Dieese, a abertura do mercado à terceira idade é um sinal de amadurecimento da sociedade, uma vez que, se os profissionais estão ocupados, “é porque existem vagas para eles”.

“O resultado da PED mostra claramente que existe uma parcela da população ativa para o mercado de trabalho que está pressionando por emprego, provavelmente para complementar a renda”, analisa.

Na região metropolitana de São Paulo, por exemplo, de 2005 a 2015, o índice de pessoas acima de 60 anos desempregadas subiu de 1,3% para 1,9%. “Se há desemprego é porque há demanda por trabalho”, explica a técnica. “A taxa não subiria se esses profissionais mais experientes não estivessem disponíveis no mercado de trabalho.”

A crise prejudicou a criação de novas vagas, mas ainda assim há oportunidades abertas para profissionais com perfil mais experiente, avalia Ricardo Nogueira, presidente da empresa de recrutamento executivo Junto Brasil. “Os sêniores adquiriram mais paciência, espírito de liderança e independência ao longo do tempo. Essas qualidades são muito valorizadas tanto em níveis executivos quanto em níveis operacionais”, detalha.

QUEM ESTÁ CONTRATANDO

Para incentivar a terceira idade a voltar ao mercado de trabalho, grandes empresas têm políticas para profissionais sêniores. O Grupo Pão de Açúcar é um deles: há 18 anos criou uma política de incentivo à diversidade que inclui a contratação de pessoas acima de 55 anos.

De acordo com a varejista, atualmente há 3.450 idosos contratados no Brasil, entre lojas do Pão de Açúcar e do Extra. Para candidatar-se a uma delas, é necessário acessar o site. Entre os cargos que mais oferecem vagas estão os de empacotador, ajudante geral, auxiliar de RH, caixa, consultor de cliente, gerente de loja e secretária.

Os trabalhadores da gigante do varejo não têm tratamento diferenciado e passam por uma seleção que “avalia habilidades, competências técnicas e experiência”.

Outras empresas que incentivam a população com mais de 60 anos de idade a voltar ao mercado de trabalho são: Bob's, Drogasil e Pizza Hut.

Compartilhe com seus amigos