Há, cada vez mais no Brasil, pessoas que fazem da aposentadoria o pontapé inicial para investir no próprio negócio – e aproveitar as vantagens de empreender na maturidade. Estima-se que 3,1% dos empreendedores brasileiros têm mais de 60 anos – e já há evidências de que esse número só tende a crescer. Prova disso são os resultados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2015, que registrou que 30% dos empreendedores em estágio inicial têm entre 45 e 64 anos.

Seja por fatores como aumento da longevidade e busca de mais qualidade de vida, seja por questões como desemprego e complementação de renda, o empreendedorismo tem sido uma das apostas de pessoas com mais de 60 anos de idade. E as chances de sucesso são muitas, diz Layla Vallias, a diretora do Aging 2.0 São Paulo, organização que apoia soluções inovadoras para o mercado da longevidade.

“Se [essas pessoas] tiverem se atualizado ao longo do tempo, a experiência e a maturidade vão garantir muitos pontos positivos para o empreendedorismo”, garante ela. É na bagagem que se encontram características essenciais ao empreendedorismo, como conhecimento, habilidade e atitude.

Questões relacionadas à aposentadoria, como “o que eu vou fazer durante o dia?”, também podem se transformar em poderosos estimulantes, segundo a analista de pesquisa do Sebrae-SP Márcia Shizue Kikuche. “É interessante notar que quem vive dentro dos além 60 não se sente em fim de carreira”, sinaliza. Ao contrário, diz ela, a idade cronológica se torna um detalhe para quem está disposto a encarar a gestão de uma empresa.


Clique aqui para conhecer os cursos gratuitos oferecidos pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon para quem quer se manter atualizado.


As vantagens de empreender na maturidade vão além, de acordo com a pesquisa Empreendedorismo na Terceira Idade, realizada pelo Sebrae-SP. O estudo revela que entre os principais pontos positivos nessa faixa etária estão trabalhar com que se gosta (71%), aprender com os erros e acertos (58%) e ter a satisfação de se ter realizado um sonho ou alcançado um objetivo (56%).

Estudo

Para quem pensa em abrir um negócio, o primeiro passo é entender qual será o foco. Boa parte dos empreendedores com mais de 60 anos de idade investem em serviços e comércio, aproveitando os conhecimentos acumulados ao longo dos anos.

Ter em mente como a empresa vai se diferenciar, quais são os concorrentes e onde se estabelecer também são pontos-chave. Nesse passo a passo em busca de informações, há diversos cursos e workshops que podem auxiliar, entre eles os oferecidos pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que mantém um portal de educação a distância (http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ead/).

Lá, é possível ir desde o beabá do negócio, como entender os procedimentos para registrar um negócio, até temas como marketing e finanças. Quem já pensa no mercado externo tem ainda opções como exportação e importação.

O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon é outra organização que oferece cursos gratuitos para quem quer se atualizar. Há opções para aprimorar as habilidades de comunicação verbal, administração do tempo, idioma e ferramentas online que podem ser úteis na gestão, entre outras. Clique aqui para saber mais.

Atenção

Mas, se as vantagens de empreender na maturidade são muitas, há também alguns pontos que merecem atenção, sinaliza Kikuche, do Sebrae-SP. “Se o tempo dá experiência a quem tem mais de 60 anos de idade, também gera certa insegurança em perder o que já conquistou. É importante ser criativo e inovador, mas sem exagero.”

Gastar menos, planejar mais e saber exatamente o que e para que se está fazendo podem ser, em resumo, as grandes lições da vida. A idade também ajuda a garantir persistência e determinação para se manter confiante nessa jornada.

Leia também:

47% dos pequenos empresários do Brasil não pensam em se aposentar

Empreendedorismo é opção de como complementar a renda na aposentadoria

Compartilhe com seus amigos